Desemprego/economia

Efeito Temer e Sartori: Quase 200 mil estão desempregados na região Metropolitana

SINEO Desemprego só faz aumentar no Brasil inteiro. No RS não é diferente. Com a falta de investimento público e com os empresários que tem dinheiro investindo no mercado financeiro e não na produção e geração de empregos, cada vez mais trabalhadores vão ficando de fora do sistema e perdendo os direitos.

Os Dados a Seguir são da FEE- Fundação de Economia e Estatística, a instituição que fazia todas pesquisas sobre desenvolvimento e crescimento do Estado. Vai ver que é por isto que o Sartori decidiu fechar a FEE. Para que os gaúchos não tenham mais conhecimento destes vergonhosos números a que ele e sua trupe estão nos submetendo.

Com Informações do Correio do Povo:

Taxa de desocupação era de 10,8% em fevereiro, aponta FEE

A taxa de desemprego na região Metropolitana de Porto Alegre manteve-se praticamente estável, entre janeiro e fevereiro de 2017, passando de 10,6% para 10,8% da População Economicamente Ativa (PEA). O número total de desempregados, em fevereiro de 2017, foi estimado em 198 mil pessoas, 3 mil a mais em relação ao mês anterior (195 mil). Os resultados da pesquisa do mês de fevereiro foram apresentados nesta quarta-feira pela economista Iracema Castelo Branco, da Fundação de Economia e Estatística (FEE). 

O resultado ocorreu devido ao fato de que a redução da ocupação (menos 11 mil, ou -0,7%) foi superior à variação negativa da PEA (menos 8 mil, ou -0,4%). A taxa de participação (relação entre População Economicamente Ativa e População em Idade ativa) diminuiu  de 51,9% para 51,6%, no período em análise. “É a menor taxa de participação da série histórica da pesquisa, iniciada em junho de 1992”, destacou a economista. A taxa de desemprego aberto apresentou acréscimo, ao passar de 9,2% para 9,5% da PEA, no mesmo período.

São 10,8% de desemprego. Mais que o dobro das taxas de desemprego dos Governos Lula e Dilma, que chegaram em 2014 a 3,9% na Região Metropolitana de Porto Alegre.Aquela época, Tarso Governador e Dilma Presidenta, investimentos públicos e privados pelo BNDES eram comuns. Afinal, o BNDES é um banco público e deve servir ao público. Assim que Temer assumiu, tirou poder e recursos do BNDES e Sartori quer entregar o BANRISUL para a iniciativa privada. A tal “iniciativa privada” só quer saber de lucros. Por isto não investe em geração de empregos. Ela só quer saber de ganhar dinheiro fácil. Por isto joga no mercado financeiro, que não produz, mas gera fortunas para meia dúzia de gatos pingados. Mas se eles tem cada vez mais dinheiro, de onde este dinheiro esta saindo?  Esta saindo do teu “lombo” meu caro leitor. Um bom exemplo foi a liberação do FGTS -Fundo de Garantia. Apenas 10% dos mais de 30 bilhões sacados foram aproveitados pelos beneficiários. Os outros 90% foram para pagar dívidas de juros escorchantes como os dos cartões de crédito e outros serviços bancários. Entendeu por que eles tem cada vez mais grana e tu cada vez menos? Isto é o tal capitalismo selvagem ou como diriam alguns neo liberal. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s