Uncategorized

Abimaq: Aumento de impostos revela fracasso da equipe econômica

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), José Velloso, o aumento de impostos anunciado nesta quinta (20) ocorre porque o plano de ajuste fiscal do governo Michel Temer – bandeira única dessa gestão – “fracassou”. E a culpa é da própria equipe econômica, que não se preocupou com a retomada do crescimento, avaliou, em entrevista ao Valor Econômico.

“O plano fracassou por culpa da própria equipe econômica, que insistiu no corte de gastos em meio à maior recessão da história do país e não se preocupou em criar mecanismos para a retomada do crescimento econômico”, disse. “Ao contrário. As ações do governo foram todas no sentido de afugentar os investimentos”, completou.

Velloso analisou que, dos oito pontos de queda no Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 para cá, cinco foram causados pela falta de investimento. De acordo com a reportagem, ele também criticou a timidez da redução da Selic, a taxa de juros básicos da economia. Segundo o empresário, em meio à recessão, com a queda da inflação, o juro real do país dobrou.

Ele também rebateu o discurso do governo, que tenta npassar a ideia de que a queda na inflação é resultado da política econômica. “O que baixou a inflação não foi a atuação do Banco Central, mas a maior recessão da história do país”, afirmou, condendo ainda a valorização do real, que atrapalha a competitividade das empresas brasileiras.

Fazendo coro com outros representantes da indústria, com economistas e técnicos do próprio BNDES, Velloso também disparou contra a proposta de mudar a metodologia de cálculo da taxa de juros de longo prazo do banco de desenvolvimento. Segundo o Valor, ele avaliou que a alteração vai aumentar o custo de investimento no país. “Como pode alguém dizer que a TJLP é subsidiada se ela está em 7% ao ano e a inflação é de 3,5%?”.

Do Portal Vermelho, com Valor Econômico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s