Desenvolvimento Social/Uncategorized

O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTA SENDO DILAPIDADO PELO GOVERNO TEMER

Sistema Único de Assistência

Foto dos Tempos de Lula e Dilma, tempo de construção,ampliação e fortalecimento do SUAS

O Sistema Único de Assistência Social esta sendo desmontado pelo Governo Federal. Todos os Programas no âmbito do Sistema estão tendo recursos reduzidos as prefeituras. O SUAS, através dos CRAS e CREAS, são a porta de entrada para outros serviços e programas públicos de várias áreas que são direitos inscritos na constituição, como Saúde, educação e Trabalho por exemplo. É nos CRAS que a População é Cadastrada no Cadastro Único . Acabando com o SUAS, o Governo acaba com a possibilidade da população mais pobre acessar os direitos inscritos na constituição e voltará fatalmente a marginalidade a qual estava condenada antes da criação do Sistema, no ano de 2005.  Mais de 10 anos de construção estão sendo enterrados em poucos meses do governo golpista, que aparta a política d Assistência Social das demais áreas, transformando-a em mero instrumento do assistencialismo barato e eleitoreiro dos golpistas que tomaram de assalto  a Esplanada dos Ministérios. Quem esta capitaneando este desmonte é o gaúcho Osmar Terra, que entende a Assistência Social não como espaço para o acesso e a garantia de direitos, mas espaço de subjugação a interesses assistencialistas e eleitoreiros.

Segue artigo do MAIS SUAS, um site construído para defende o SUAS diante do ataque infame dos que querem jogar os pobres na marginalidade:

CONGEMAS LANÇA CARTA EM DEFESA DO SUAS…MAS E DAÍ?

A “Carta de Porto Seguro”, produzida por ocasião do XIX Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS realizado em Porto Seguro/BA  no período de 19 a 21 de junho de 2017, foi apresentada nacionalmente nos últimos dias. A carta é uma manifestação da posição do Colegiado em “defesa dos direitos sociais, em particular do direito à proteção social não contributiva instituído em cada recanto deste país, por meio do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.”

O documento assume a defesa do SUAS e reconhece a responsabilidade dos gestores como agentes públicos que possuem um relevante papel na ampliação e defesa da proteção social brasileira e outros direitos. Mais diretamente, é pela carta que os gestores garantem repudiar a contrareforma e a redução dos direitos sociais.

A carta chega em um momento central de desmonte do Sistema Único de Assistência Social e é uma importante resposta às tentativas da SNAS de tentar neutralizar o seu degradante papel nesta operação nefasta a qual está se prestando.

Entretanto, ao analisar e louvar a relevância da iniciativa, é preciso requerer a coerência com estes dizeres e compromissos: na Reunião do CNAS em 17 e 18 de maio, os representantes do CONGEMAS no CNAS votaram pela expansão e novo aceite do Programa Primeira Infância no SUAS, tendo sido uma demanda iniciada na Comissão Intergestores Tripartite. Este tipo de atitude vai abertamente contra o que o Colegiado assume na Carta quando apresenta como encaminhamento: “Criação de programas socioassistenciais que respeitem às normativas do SUAS, de modo a não desconfigurar o sistema, não retirar a identidade das prestações próprias da assistência social e não sobreponham ações ou responsabilizem o SUAS pelo atendimento de necessidades de competência de outras políticas setoriais”     

O SUAS precisa de compromisso, de coerência, de luta conjunta para poder subsistir às estratégias políticas, institucionais e técnicas que continuamente tentam desconfigurar sua natureza, desrespeitar seus princípios e ferir suas diretrizes. O SUAS precisa que os gestores municipais/estaduais e suas representações defendam o legado consolidado na sua primeira década e salvaguardem esta política de Estado.

Um pensamento sobre “O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ESTA SENDO DILAPIDADO PELO GOVERNO TEMER

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s