Do Sul 21
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB), destituiu nesta segunda-feira (28) o vereador Claudio Janta (Solidariedade) da liderança do governo na Câmara Municipal. A relação do prefeito com seu líder na Câmara azedou após o envio de um pacote de projetos ao Legislativo propondo alterações no sistema de transporte público, com a retirada de benefícios para estudantes e idosos especialmente. Janta criticou publicamente os projetos e disse que não iria defendê-los. Nesta segunda, repetindo gesto feito por vereadores da oposição, o vereador entrou na Justiça contra o município pedindo a suspensão do fim da segunda passagem gratuita, um dos projetos encaminhados por Marchezan. Em nota, janta explicou assim a sua decisão:
“Além dos nossos apelos ao governo pela retirada do decreto que acaba com a segunda passagem gratuita, vamos esperar que a Justiça faça a sua avaliação. A ação popular ajuizada por mim visa a manutenção da gratuidade, observando a complexidade do cálculo da tarifa do transporte coletivo e tendo em vista que o que ocorreu, a partir do decreto, foi uma alteração contratual irregular em favor dos empresários e em detrimento dos passageiros”.
Uma nota lacônica publicada à noite no site da Prefeitura informou que o novo líder do governo é o vereador Moisés Barboza, também conhecido como Moisés Maluco do Bem (PSDB). Em nota publicada em sua página no Facebook, o vereador anunciou:
“Assumo como Líder do Governo do Prefeito Nelson Marchezan Jr. na Câmara Municipal, com a incumbência de, juntos (Executivo e Legislativo), nos próximos dias, construirmos a nova liderança para fazer as transformações que nossa Porto Alegre tanto precisa e merece.”