política/Redes Sociais

O uso das Redes Sociais nas eleições de 2018 (Por Geison Silva)

redes sociaisA análise do perfil do eleitor nas eleições 2018 deverá ser muito mais segmentada e focada nas Já não há mais dúvida de que o uso das Redes Sociais nas eleições de 2018 será um fator fundamental para as campanhas eleitorais. Essa importância cresce à medida em que a população brasileira tem cada vez mais acesso às redes sociais, número que se expande junto com o crescimento no número de dispositivos móveis como os telefones celulares com conexão à Internet e, mais recentemente, os tablets.

 Pensar que uma campanha eleitoral em 2018 estará completa sem uma presença nas redes sociais é desvalorizar o poder da mídia que vem mudando a forma das pessoas se relacionarem e formar opinião.

 A legislação eleitoral deixou claras as regras de uso da Internet em campanhas de marketing político eleitoral. A partir da Lei Federal n° 9.096/1995, qualquer profissional de marketing digital já sabe o que poderá ou não usar.

 Com multas que variam de R$ 5.000 a R$ 30.000, não é muito indicado utilizar o “estagiário que mexe com Redes Sociais” para o gerenciamento de uma campanha de marketing político digital. Além do problema da multa, há o estrago que uma pessoa não qualificada pode fazer em termos de imagem e reputação do candidato.

 Quando o legislador traça diretrizes para o uso da internet em campanhas de marketing político digital eleitoral, ele parte do princípio de que os gestores de campanhas tem pleno conhecimento técnico das ferramentas disponíveis, principalmente em um país como o Brasil, que já ocupa posição de destaque no cenário web internacional. Por isso, a desculpa de que “desculpe o erro do meu estagiário” não cola mais.

suas prioridades.O uso das redes sociais nas eleições de 2018 certamente fará a diferença nos resultados eleitorais, mas para isso os candidatos e suas equipes devem estar preparados para os desafios dessa nova ferramenta.

Geison Silva é Assessor do Deputado Federal Marco Maia

Um pensamento sobre “O uso das Redes Sociais nas eleições de 2018 (Por Geison Silva)

  1. o usso das ferramentas em uma eleição começa muito antes da eleição, quem deixar pra formar sua rede na hora do “vamos ver.”, só na hora de “pedir” voto, vai quebrar a cara como aconteceu nas outras…rede social é uma ferramenta de relacionamento constante e não só de épocas de pedir voto..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s