Fascismo/Porto Alegre

  O Santander e a censura!

milton_kurtz

Milton Kurtz (Divulgação do Santander cutlural)

Por Adeli Sell
 

“Você não gosta de mim, mas a sua filha gosta”
Assim, na canção de Chico, ele passa a perna na censura e humilha o ditador Geisel.
Agora, querem voltar aos tempos da TFP , da ditadura e da censura.
Não distinguem o real do simbólico. Ingenuidade… Acho que vocês obscurantistas querem acabar com tudo o que brilha, que é coletivo, que é do povo. Vocês estão a serviço do atraso.
Aos ignorantes dos tempos modernos que não frequentam exposicoes de arte, sugiro que invadam a Capela Sistina no Vaticano com spray em punho e tapem aquelas figuras peladas e lascivas de Michelangelo.
Sugiro que mandem queimar o Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa, porque vocês vão descobrir o amor homessuxual de Riobaldo e Diadorim estava ali numa tensão estética e filosofica durante toda a narrativa, nem deveria falar isso, porque vocês são incapazes de entender isso.

Mandem queimar todos os exemplares de Lolita de Navokov, não esqueçam de Madame Bovary. Mandem tirar das telas A vida de Adele, ah, vocês não vão ao cinema, porque passou aqui faz pouco na Casa de Cultura Mário Quintana, um espaço público. Ninguém falou para vocês que ficam na frente da TV vendo Datena.
Ah, não deixem a Globo lembrar do Nelson Rodrigues, vai ter uma série agora, e vão atrás do “Bonitinha mas ordinária” e queimem todas as cópias
Mandem uma missão de alto coturno moral para fechar aquele museu em Lima no Peru onde só tem obras pornográficas dos índios pré-colombianos.
Mandem outra missão para Paris para por por terra o Louvre e o Orsay, aqueles antros de arte transviada.
Ah, proíbam a novela da Globo com a transicão de Ivana para Ivan. …que.horror trans não existe.
Ah, passem na adaga ali no Acampamento Farroupilha todos os gaudérios que contarem histórias de barranqueadores de égua e histórias de guris pegando ovelha no campo. Ou isso é “normal” para vocês? Não deixem ninguém para semente. Afinal vocês tem que ser como o Alienista do Machado…. os loucos são os outros. Mandem colocar todos num hospício.
Não esqueçam daquele horror do Érico Veríssimo e o seu Capitão Rodrigo. Afinal, para vocês tudo é perverso com exceção de vocês.
A arte se julga, se repudia, se ama, se xinga. Mas ela foi feita por alguém e cabe a nós deixa-la lá. Compra o que você gosta e leve para sua casa. Mesmo aquelas pinturas horrorosas tipo “pano de prato”. O gosto é seu. Mas respeitem os outros.
Vocês acham que conseguiram.
Não, vocês não vão conseguir.
Alto lá, aqui tem civilização.
Aqui, tem democracia, tem Estado democrático de direito.
Xô….

Adeli Sell é Vereador em Porto Alegre

Um pensamento sobre “  O Santander e a censura!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s