América Latina

Democracia de base: venezuelanos constroem Plano da Pátria 2019-2025 para impulsionar desenvolvimento do país

Do Diário Liberdade com Fonte: AVN

Democracia de base: venezuelanos constroem Plano da Pátria 2019-2025 para impulsionar desenvolvimento do país

O povo venezuelano debate e realiza propostas desde o dia seis de janeiro para a construção do segundo Plano da Pátria, que tem como principal objetivo contribuir para atender às necessidades de todos e promover o desenvolvimento do país entre 2019-2025.

Neste debate, convocado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, participam movimentos sociais, trabalhadores, estudantes, educadores, camponeses, pessoas com deficiência, pensionistas, entre outros setores.

O governo venezuelano criou um sistema, através de um portal web, com o objetivo de que todas atas e relatórios que surJam de cada assembleia popular realizada no país, possam ser visualizadas por todos os venezuelanos.

Nas assembleias, os líderes do governo são os responsáveis por escutar as necessidades e propostas da população para a elaboração deste plano.

O debate conta com três esquemas de consulta. O primeiro no nível setorial, que é representado pelos camponeses, jovens, entre outros. O segundo esquema acontece de maneira territorial, enquanto o terceiro nos espaços de convocação acompanhandos por integrantes da Assembleia Nacional Constituinte.

Nesta quarta-feira, durante uma assembleia popular no Poliedro de Caracas com trabalhadores do setor educativo, o chefe de Estado pediu aos professores realizar propostas deste setor em assembleias no próximo fim de semana.

O primeiro Plano da Pátria 2013-2019 é o atual programa do governo bolivariano. É considerado o testamento político do comandante Hugo Chávez, que o desenhou como um programa de transição ao socialismo e de radicalização da democracia participativa e protagônica.

Este plano contempla cinco grandes objetivos históricos: a defesa e consolidação da independência nacional; a construção do socialismo bolivariano do século XXI; a transformação da Venezuela em um país potência nas áreas social, econômica e política; a contribuição ao desenvolvimento de uma nova geopolítica internacional e a preservação da vida no planeta e a salvação da espécie humana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s