Lula/política

Tranquilidade de Lula impressiona Folha de SP

Do Blog da Cidadania

Você já se perguntou o que faria se estivesse no Lugar de Lula? O ex-presidente tem todo o Judiciário furioso consigo por suas críticas a esse Poder, tem impérios de mídia pedindo a sua cabeça diariamente, sua esposa faleceu ao não aguentar a pressão, seus bens foram todos confiscados… Ainda assim, surge uma reportagem na imprensa dando conta de que, apesar de tudo isso, o ex-presidente “não demonstra abatimento”. De onde Lula tira forças para resistir, com tanta tranquilidade, a  tanto sofrimento?

Lula responde a NOVE processos na Justiça. Já foi condenado em duas instâncias em um desses processos, o que já lhe valeu uma pena de prisão que, se tiver que cumprir, a chance que terá de morrer na cadeia será enorme. E a perspectiva de sofrer outras condenações é igualmente grande, já que está sendo julgado por inimigos e têm pressa em condená-lo para que não tenha condição alguma de ser candidato.

Como você estaria, emocionalmente, se tivesse inimigos tão poderosos disposto a destruí-lo? Você teria coragem, inclusive, de provocar ainda mais raiva em gente com poder para acabar com a sua vida e, sobretudo, com a sua memória?

Note, leitor, que os inimigos de Lula não querem apenas encarcerá-lo por tempo suficiente para que termine seus dias na prisão; eles querem que ele sofra e que sua memória seja execrada. E não é por ódio, mas por que Lula é uma ideia de que todos podem almejar uma vida melhor, uma ideia de que todos podem – e devem – ter esperança.

Como você estaria se estivesse no lugar de Lula – ou como eu mesmo estaria –, não sei. Mas vale a pena ver como Lula está, o que se evidencia em um vídeo gravado durante visita do ex-presidente a um acampamento do MST na região metropolitana de Belo Horizonte.

O sorriso de Lula, sua tranquilidade, sua intensa movimentação política, esse seu semblante sereno que o povo tem visto quase todos os dias a despeito dos sofrimentos mentais e morais terríveis que lhe têm sido impostos não passaram despercebidos aos seus inimigos.

Reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada na quarta-feira 21 sobre visita de Lula a um acampamento do MST no dia anterior mostram que tudo que foi dito aqui sobre o estado de espírito espantosamente sereno de Lula não é uma simples impressão.

.

A reportagem diz que Lula “não passa recibo” e “não aparenta abatimento”.

O mais impressionante é que, em tese, no fim do mês que vem o ex-presidente corre o risco de ser preso se o STF não mudar a jurisprudência sobre prisão após condenação em segunda instância, ainda que seja cada vez mais provável que aquela Corte venha a alterar essa jurisprudência e conceda habeas corpus preventivo a Lula, para que não seja preso até o fim dos processos aos quais responde.

A força moral e a tranquilidade de Lula têm uma origem muito clara: o apoio gigantesco de seu povo e a confiança que ele demonstra ter na própria inocência. Lula, com essa postura de estadista e de personagem histórico, leva às últimas consequências o antigo adágio popular de que quem não deve, não teme.

2 pensamentos sobre “Tranquilidade de Lula impressiona Folha de SP

  1. Lula sabe como poucos o que a cabeça tranquila pode fazer bem ao corpo. Lula sabe como poucos que a consciência limpa é a arma para o corpo responder Muito bem. Lula sabe como pouquíssimos que estar nos braços do povo humilde, povo verdadeiro, povo amoroso, povo confiante em dias melhores, povo com sorriso nos rostos mesmo tendo milhões de motivos para chorar é O MELHOR DE TODOS OS COMBUSTÍVEIS QUE O CORPO, CABEÇA E ALMA PODE RECEBER. ISSO É SIMPLESMENTE LULA.

    Curtir

  2. O que fica claro em todo esse processo é que Lula cresce aos olhos do seu povo. Seus perseguidores vão se apequenado. N caso deles conseguirem prender o Lula, aínda assim ele sairá vencedor. Os outros, serão sempre os Canalhas e assim passarão para história,como aqueles que cometeram o mais grav dos crimes. O crime de lesa Pátria, um crime contra seu país e seu povo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s