Uncategorized

Evo contrata avião supertanque para combater incêndios na Amazônia boliviana

Enquanto Bolsonaro incendeia o Brasil com suas declarações de ódio, o índigena Presidente da Bolívia faz o que tem que fazer para apagar os incêndios provocados por bolsonaristas que já atingem até a Bolívia: Vai apagar o fogo pra evitar que avance. Já Bolsonaro e seu ministro incendiário querem colocar as Forças Armadas na Amazônia. Uma ação atabalhoada que foi contestada de pronto pelo governador do Amapá: O que militares sabem de apagar incêndios? Por que o Governo não repassa os recursos para as instituições e Estados que sabem cuidar das florestas,disse o Governador. Simples assim.

Segue artigo do Opera Mundi sobre a ação concreta do Líder Indígena e Presidente da Bolívia, Evo Morales:

Presidente ainda anunciou a montagem de um Gabinete de Emergência Ambiental; no Brasil, Bolsonaro acusou ativistas contra desmatamento de promoverem queimadas

Do OPERA MUNDI

O presidente da Bolívia, Evo Morales, autorizou a contratação de uma aeronave-tanque do tipo Boeing 747 chamado Super Tanker para combater focos de incêndio na região boliviana da floresta amazônica. O avião, que tem capacidade para transportar até 115 mil litros, deve iniciar os trabalhos nesta quinta-feira (22/08).

Segundo o governo boliviano, a aeronave irá concentrar o combate ao fogo na zona chamada Chiquitanía, reserva natural localizada em Sata Cruz de la Sierra. Os incêndios na região foram originados pelas queimadas iniciadas no Brasil.

Morales ainda anunciou a formação de um Gabinete de Emergência Ambiental “para fazer frente aos incêndios na Chiquitanía e no leste”. O mandatário encarregou os ministros do Meio Ambiente e Água, Desenvolvimento Rural, Terras e Saúde, Governo e Presidência de comandar as ações do gabinete.

De acordo com a agência Rfi, o fogo já atingiu pelo menos dez povoados no município de Roboré, próximo à fronteira com o Brasil. Embora ainda não tenham sido localizadas vítimas decorrentes dos incêndios, o fogo já destruiu uma área equivalente a 500 mil campos de futebol.

Ainda segundo a agência, a população moradora da região também se mobilizou para combater os pontos de incêndio. Aeronaves pequenas, utilizadas em trabalhos agrícolas, já sobrevoaram o local para jogar água sobre as chamas, enquanto que populações dos centros urbanos se mobilizaram para enviar suprimentos às regiões afetadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s