SAÚDE

CRIADO POR LULA, SAMU COMPLETA 16 ANOS. QUEM ESTA NO GOVERNO TEM QUE FAZER PELO POVO!

No dia 27 de abril de 2004, há 16 anos, o presidente Lula assinou o Decreto nº 5.055/2004, criando o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). Antes de Lula, o Brasil não possuía nada semelhante ao #SAMU e o atendimento de emergência dependia do apoio do Corpo de Bombeiros. O serviço presta socorro imediato a pessoas em situação de emergência de saúde, no local da ocorrência, garantindo atendimento adequado ao ambiente pré-hospitalar e acesso ao sistema de saúde.

Por se basear em parcerias entre governo federal, estados e municípios, o Samu enfraqueceu as práticas coronelistas que consistiam em usar a concessão de ambulâncias como moeda de troca por favores políticos.

Até 2016, quase três mil municípios de todos os estados brasileiros já haviam recebido 3.354 ambulâncias, garantindo cobertura em situações médicas de urgência a 75% da população, algo em torno de 156 milhões de pessoas. Em tempos de pandemia, valorizar os serviços públicos de saúde, entender e defender a importância do #SUS ao povo brasileiro é tarefa cada vez mais urgente: https://bit.ly/2VHSu0O #LegadoLula

Fotos: Ricardo Stuckert

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s