Uncategorized

Sleeping Giants não seria uma nova versão do “combate a corrupção” fantasiada de combate a “fake news”?

Alguém acredita mesmo que o @slpng_giants_pt (Sleeping Giants) saltou de Zero para mais de 200 mil seguidores em 5 dias lá em maio, é só uma criação de um casal do interior, mesmo sendo a réplica do que faz o seu similar americano?

O que fazem? Eles vivem de fazer campanha para desmonetizar sites e páginas que publicam fake news. Logo no lançamento ganharam a simpatia da parcela da ingênua esquerda brasileira. A mesma esquerda que usa e abusa de páginas caça fake news tipo “Lupa” ou “Fato ou Fake”, não só saudou Sleeping Giants, como foi responsável pelo aumento impressionante de seus seguidores. Aliás, foi também a mesma turma que ajudou a propagar “a onda” do “não é só por 20 centavos de junho de 2013 e até agora tem gente achando que aquele movimento foi algo espontâneo que estourou de repente num país onde havia emprego, salário, acesso a educação, saúde e moradia como nunca antes na história.

Mas como em tempos de redes a memória fica curta, quero lembrar aqui um artigo que publiquei em Junho e o Card da @GringaBrazilien pelo qual me senti provocado a publicar o mesmo artigo.

O Card é este e o Link pro Artigo esta na Legenda a seguir:

Merval Pereira descreve a “rota” e o “destino” do “1º ônibus” que Lula não quer que a esquerda pegue!

Merval Pereira descreve a “rota” e o “destino” do “1º ônibus” que Lula não quer que a esquerda pegue! (Ah. Não tem como entender o que escrevo no artigo de hoje, se não lerem este do link, onde o linguarudo Merval Pereira desenha os movimentos que depois foram e continuam acontecendo .)

Estávamos em maio/junho, período pré eleitoral, onde apareceram vários Movimentos de “Frentes Amplas”, uma aliás, despudoradamente lançada por um banqueiro em uma reunião do Diretório do PT, chamado “#Somos70%, que em questão de horas virou frisson com milhares de seguidores em grupos lançados em todas as Redes Sociais, claro, de forma “espontânea”. Também de forma espontânea, estes grupos logo se posicionaram a favor de Ciro Gomes como alternativa a Presidência da República.

E havia também o #Juntos, uma tentativa tucana de lançar uma Frente Ampla.

Todas sem o PT . Assim como a base sem a clara orientação do Partido saiu a dar suporte a Junho de 2013, fez de novo com Sleeping Giants e alguns dirigentes se apressarem em assinar até mesmo o tal Manifesto #juntos (…Sem Lula, é claro). Buenas, mas um partido que deixou um banqueiro lançar em seu próprio Diretório um Movimento megalômano que logo pretendeu representar todos os que não fossem Bolsonaristas no Brasil, mas sob a batuta de Ciro Gomes, esperar o que mesmo?

Mas “o tempo passa…o tempo voa” . O PT e a esquerda apanharam nas eleições e perderam para enxurradas de Fake News e publicações de ódio Brasil afora sem uma denúncia sequer do denunciante de Fake News Sleeping Giants.

Passada a eleição, lá vem nova campanha de promoção do Sleeping Giants, iniciando por Veja, Folha de São Paulo, época e secundada por sites e páginas de esquerda.

Mentiras sempre houve, tanto para vender porcarias no mercado como para facilitar a ascensão de políticos e projetos calhordas com o apoio de quem sempre exploraram.

Aliás, mentiras contadas milhares de vezes, se não forem contestadas por outra versão, seja verdadeira ou não, acaba virando verdade no Senso Comum. E aí não há judiciário que resolva. Aliás, nas eleições em Porto Alegre nesta semana, o Ganhador, Sebastião Melo, que se elegeu com o suporte de milhares de fakes e publicações de ódio, levou …uma multa. Mas é o Prefeito Eleito.

lembra do discurso moralista do tal “combate a corrupção”? Os corruptos ganham eleição e os “não corruptos” a perdem. Culpa do povo ou culpa da falta de combate e até adaptação as narrativas que a classe dominante faz circular de forma cada vez mais rápida com o apoio da Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Então, será que o caminho pra combater a guerra da comunicação é a narrativa moral, ou se trata de termos nossas próprias armas e munição capaz de combater o bom combate?

Ao invés de apoiar meios instrumentalizados pela burguesia internacional, não é chegado o tempo do PT e da Esquerda constituírem sua própria inteligência e seu exército de combate na Guerra da Comunicação?

2 pensamentos sobre “Sleeping Giants não seria uma nova versão do “combate a corrupção” fantasiada de combate a “fake news”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s