crédito/economia/Porto Alegre

CRESOL- Cooperativa de Crédito Solidário – muito forte no interior, abre sua 1ª loja em Porto Alegre nesta sexta (18)

A CRESOL tem todas as funcionalidades e operações dos demais Bancos, mas por se tratar de Crédito Solidário, as taxas, serviços e juros são menores do que nos bancos tradicionais.

O Micro Crédito é uma das modalidades da CRESOL, destinada a pequenos valores a trabalhadores informais que desejam investir em seu empreendimento. A costureira que precisa comprar uma máquina, o entregador que quer comprar uma bicicleta nova, o motorista de aplicativo que precisa dar um up grade no seu carro, a artesã que precisa comprar matéria prima pra dar conta de uma encomenda, etc… são potenciais clientes desta modalidade destinada a trabalhadores informais que teriam dificuldade de acessar o mesmo crédito nos Bancos tradicionais.

Cresol Metropolitana apresentará serviços financeiros para trabalhadores formais, informais, sindicatos e cooperativas

Do Brasil de Fato RS

Agência da Cresol Metropolitana será inaugurada e apresentará serviços financeiros aos trabalhadores e sindicatos da região – Portal Adverso

Na próxima sexta-feira (18), às 11h, acontece a inauguração da agência da Cresol Metropolitana, no Centro de Porto Alegre, localizada na Travessa Francisco Leonardo Truda, 76. A Cooperativa de Crédito Rural com Intenção Solidária irá oferecer serviços financeiros também aos trabalhadores e trabalhadoras urbanos da região Metropolitana da Capital.

A criação desta agência na capital é fruto da articulação de sindicatos e movimentos sociais, visando ser uma alternativa concreta de gestão coletiva de serviços financeiros, se contraponto ao sistema financeiro privado.

A Cresol Metropolitana foi lançada na Capital em maio deste ano, mas a Cresol existe desde os anos 1990, a partir da organização de produtores rurais do estado que fundaram a Cooperativa de Crédito Rural de Integração Solidária de Tenente Portela. Atualmente, já está presente em 17 estados, através de cerca de 500 mil cooperados, fornecendo crédito para micro e pequenos empreendedores.

A cooperativa já havia sido lançada na região Metropolitana através de ato virtual, ainda em maio. A iniciativa foi proposta no âmbito dos debates do 15º Congresso Estadual da Centra Única dos Trabalhadores (CUT-RS), em novembro de 2019, através dos delegados Jairo Bolter, da Adufrgs-Sindical, e Rui Valença, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RS (Fetraf-RS). A instalação da agência física é mais um passo nesse processo.

Diversas entidades e negócios já se beneficiam dos serviços da Cresol Metropolitana, como é o caso da Coopernorte, cooperativa de geração e desenvolvimento de energia de Viamão, e também da Coperav, a Cooperativa dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão, que obtiveram cerca de R$ 300 mil em crédito, para a finalização de uma unidade de beneficiamento de arroz orgânico.

Lançamento na Capital

O ato de abertura da Agência Porto Alegre da Cresol Metropolitana será transmitida ao vivo pelo Brasil de Fato RS, na sua página do Facebook. A Rede Soberania também estará presente, fazendo a cobertura na sua página do Facebook e no Youtube. A CUT-RS também estará fazendo a transmissão nas suas redes.


Agência da Cresol Metropolitana será inaugurada nesta sexta feira, às 11h, na Travessa Franscisco Leonardo Truda, 76 / Divulgação

*Com informações do Portal AdversoExtraClasse e CUT-RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s