Corona Virus/Vacina

COVID-19 é “virose de baixa mortalidade”, diz Presidente do Conselho de Medicina e “Vacina não deve se obrigatória”

Na avaliação de Ribeiro, a covid-19 é uma virose de baixa mortalidade

‘Somos contra a obrigatoriedade da vacina’, afirma presidente do Conselho Federal de Medicina

Os extratos acima são do artigo a seguir, da REVISTA OESTE. Assustador que um Dirigente de uma entidade Médica fale coisas deste tipo.

O presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Mauro Ribeiro, concedeu entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, exibido nesta terça-feira, 15. Durante a conversa, o cirurgião geral falou sobre os índices de mortalidade do novo coronavírus, a obrigatoriedade do uso de máscara, as medidas restritivas e as campanhas de vacinação.

USO DE MÁSCARA

Na avaliação do Conselho Federal de Medicina, não é possível decretar o não uso de máscara no Brasil. “Nossos dados epidemiológicos não apontam nessa direção [de afrouxar medidas de contenção da doença]”, afirmou Ribeiro. “Defendemos distanciamento social, uso de máscara, não aglomeração, higiene das mãos e medidas restritivas.”

Segundo o presidente do CFM, os Estados Unidos aboliram a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção em virtude da melhora dos dados epidemiológicos observados no país. Contudo, segundo Ribeiro, o cenário norte-americano é distinto do verificado no Brasil. “A população brasileira não está pronta para retirar o uso obrigatório de máscara.”

OBRIGATORIEDADE DA VACINA

De acordo com o cirurgião geral, o Conselho Federal de Medicina é terminantemente contra a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19. “As pessoas precisam ter liberdade de escolher aquilo que é mais apropriado”, afirmou. “Cabe a entidades relacionadas à área da saúde convencer a população de que é importante tomar a vacina.”

O presidente do CFM argumenta, ainda, que os indivíduos têm de ser avisados sobre os riscos inerentes aos imunizantes, porque trata-se de substâncias que serão inoculadas em pessoas sãs. “Os cidadãos têm direito de negar a vacina”, asseverou. “Porém, o Conselho Federal de Medicina é favorável à vacinação, pois é a única forma de prevenção da covid-19.”

ÍNDICE DE MORTALIDADE DA COVID-19

Na avaliação de Ribeiro, a covid-19 é uma virose altamente transmissível, mas de baixa mortalidade. “Provavelmente, a doença tem índice de mortalidade abaixo de 1%”, afirmou. “No entanto, em razão da alta capacidade de transmissão, os números absolutos de mortes são inaceitáveis”, explicou.

De acordo com o presidente do CFM, criou-se no Brasil um ambiente desfavorável ao combate à doença causada pelo novo coronavírus. “As pessoas atacam o presidente da República e os profissionais que passaram pelo Ministério da Saúde”, criticou. “Mas eles não são responsáveis por morte alguma.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s