Uncategorized

INFLAÇÃO ASSOMBRA POBRES E ALEGRA RICOS

INFLAÇÃO ASSOMBRA POBRES E ALEGRA RICOS

🥵 Em três anos, a cesta básica ficou 48% mais cara e itens subiram até 153%.
O grupo de alimentos essenciais para a vida dos brasileiros passou de R$ 482,40, em fevereiro de 2019, para R$ 715,65, no mesmo mês de 2022. A alta é o dobro da inflação acumulada no período, de 21,5%, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

😨 Os alimentos subiram muito mais que o salário mínimo. Em 2019, o trabalhador comprometia 45% do rendimento e agora toma 56%. Sobra pouco para qualquer outra coisa, sem falar de 12 milhões de desempregados.

🤑 Mais de 50% da receita de impostos do país vem do consumo, onde os mais pobres destinam quase toda sua renda. Assim, pagam muito mais tributos proporcionalmente que os ricos.

🤴Os ricos ganham por todos os lados. Com a inflação ganham com juros altos, altas rendas isentas, fortunas não tributadas, e zero de taxação para iates, aviões e outros luxos.

🥸 O problema não são os impostos, que financiam serviços importantes. A questão é cobrar mais de quem mais pode pagar, como determina a Constituição.

🪙 Diferente dos países desenvolvidos, que têm um sistema progressivo de cobrança, onde quem tem mais paga mais, aqui se cobra muito mais de quem ganha menos – sistema regressivo, gerando profunda injustiça.

⚖️ Niara sonha com a Páscoa como um símbolo da passagem de um sistema regressivo e injusto para um sistema progressivo que reduz a desigualdade. É preciso fazer justiça fiscal. É preciso tributar os super-ricos. Os projetos estão no Congresso. Ano de comprometer os candidatos para uma Páscoa de justiça e igualdade.

⭕ Conheça a Campanha:

👍🏽 facebook.com/tributar.os.super.ricos
📸 @tributar.os.super.ricos
📲 @OsTributar
💻 ijf.org.br/tributar.os.super.ricos

TributarOsSuperRicos #TributarAGORA #Niara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s