Eleições 2022/Lula/Rio Grande do Sul

Com Lula na frente no Sul e chapa Edegar Pretto/ Pedro Ruas, a eleição no Rio Grande muda de cara

A união das forças de esquerda no RS, que muitos julgavam impossível, acontece. Com a chapa Edegar Pretto(PT) Governador, Pedro Ruas (PSOL) vice e a providencial desistência de Beto Albuquerque, muda a configuração eleitoral no Rio Grande também para Governador.

Já durante a Semana, o anúncio da Candidatura de Olivio Dutra ao Senado tinha balançado o quadro eleitoral para o Senado, pondo em polvorosa a direita bolsonarista que andava dividida entre as candidaturas do General mamateiro Mourão, Lasier Martins da RBS e Ana Amélia do agronegócio.

Olivio Dutra tem reais chances de vencer o General “rebotalho” da ditadura.

E a Frente de Edegar Pretto e Pedro Ruas formada agora, com o apoio do PSB também deve crescer acima da soma matemática dos percentuais dos 3 candidatos, pelo impacto produzido na militância e na esperança dos 2/3 dos gaúchos que não concordam com os rumos que o Estado tomou de 2014 pra cá.

Anúncio da composição EDEGAR PRETTO GOVERNADOR – PEDRO RUAS VICE, foi feito no final desta sexta-feira em Porto Alegre, com presença de dirigentes do PSOL, Rede e Federação PT, PCdoB e PV

Em reunião na tarde desta sexta-feira (29), foi confirmado o nome de Pedro Ruas, ex-deputado estadual e vereador de Porto Alegre, como o pré-candidato a vice-governador na chapa de Edegar Pretto (PT). As negociações entre os dois partidos, que já vinham sendo costuradas desde a vinda do ex-presidente Lula ao Rio Grande do Sul, avançaram nos últimos dias e ganharam ainda mais força com o anúncio do ex-governador Olívio Dutra para o Senado, na segunda-feira (25).

Para Edegar Pretto não é por acaso que Olívio Dutra veio para a linha de frente e que a Federação PT, PCdoB e PV dialogou incansavelmente com o PSOL e a Rede Sustentabilidade. “Eu tenho muito orgulho desse momento. É com muita responsabilidade com o nosso Rio Grande do Sul que os nossos partidos construíram essa unidade. Foi muito diálogo, escuta e compromisso assumido conjuntamente. Nós vamos lutar muito para ter aqui no RS um palanque potente para o presidente Lula”, afirmou.

“Eu acho que as forças progressistas do estado, as forças que de fato representam o nosso povo, se unem para poder chegar a uma vitória histórica no Rio Grande. Esse é o nosso projeto, o nosso objetivo e, na minha opinião, em termos geracionais é a nossa obrigação. E é o que nós faremos”, salientou Pedro Ruas.

O encontro, onde foi feito o anúncio, ocorreu na casa de Edegar Pretto, com a presença do presidente do PT, deputado Paulo Pimenta; da presidenta do PSOL, deputada Luciana Genro e do vereador Roberto Robaina, nome do PSOL para ocupar a primeira suplência de Olívio Dutra. O segundo nome será indicado pelo PCdoB. Também participaram da reunião o presidente do PV, Marcio Souza; e o porta-voz da Rede, Andrezão Costa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s