
Diplomacia brasileira busca uma solução específica para os 24 Brasileiros em Gaza, que desejam sair de lá, diante do Veto dos EUA a Resolução proposta pelo Brasil na ONU, que beneficiaria os todos os civis estrangeiros em Gaza, além de garantir um Cessar Fogo e Corredor Humanitário para transporte de alimentos e remédios para os Civis Palestinos.
Os governos de Brasil e Israel conversaram na noite da última quarta-feira (18) sobre a repatriação dos cerca de 30 brasileiros residentes na Faixa de Gaza e a criação de um corredor humanitário através da fronteira com o Egito.
Durante telefonema, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e seu homólogo israelense, Eli Cohen, discutiram a “situação na fronteira de Gaza com Egito, no contexto do pleito brasileiro para que seja permitida a saída de seus nacionais atualmente retidos em Gaza, pelo posto da fronteira de Rafah”, diz uma nota do Itamaraty.
Segundo o comunicado, essa foi a segunda conversa entre Vieira e Cohen “em menos de uma semana”.
Nos últimos dias, o Brasil tem manifestado sua preocupação com a situação de seus nacionais em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, principalmente após o ataque contra um hospital na Faixa de Gaza há dois dias.
Ontem, Vieira viajou a Nova York e, no próximo sábado, deve participar de uma cúpula sobre a guerra no Egito, onde chegou um avião da Presidência com a expectativa de poder levar até Brasil os cidadãos que estão em Gaza.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a criação de um “corredor humanitário” para repatriar os refugiados no sul da Faixa. O petista, inclusive, tratou o tema com os presidentes do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, e de Israel, Isaac Herzog. ]
Com Informações do UOL
Descubra mais sobre Luíz Müller Blog
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Bom dia
Senhor Estado de Israel tem todo direitos a se defender do Hamas Parabéns a ONU e aos Estados Unidos
CurtirCurtir
Não é uma Guerra. O Hamas é um Grupo terrorista. Mas Isarel não esta matando soldados do Hamas. Esta matando Palestinos. Já pensou esta mesma frase dita pelo Governo do RJ por exemplo? “RJ tem direito de se defender do Tráfico e das Milícias e por isto vamos bombardear as Favelas e acabar com tudo que tem por lá? Aliás, tu não achas estranho que o Hamas tenha tido esta facilidade toda em furar o bloqueio do Exército mais moderno e inteligente do mundo, que é o de Israel?
CurtirCurtir