Uncategorized

O QUE SIGNIFICA ÉTICA?

A igualdade conterá a diferença ou a diferença conterá a igualdade?

A  palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” . Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

Pode se conceituar Ética como “o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal , seja relativamente a determinada sociedade , seja do modo absoluto.

A Ética encara a virtude como pratica do bem e esta como a promotora da felicidade dos seres ,quer individualmente ou coletivamente , onde são avaliados os desempenhos humanos em relação às normas comportamentais pertinentes.

Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?


No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre as duas palavras. Assim, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa. Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento  comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.  A racionalidade desenvolve as ciências e desenvolve a técnica. Mas o ser humano busca a felicidade e esta está muito além da técnica, por mais avançada que seja. O ethos é a construção constante que se modifica de acordo com o meio, as condições, o espaço geográfico, etc… em que vive.

Luiz Müller

Leia Também Os FINS JUSTIFICAM OS MEIOS OU OS MEIOS JUSTIFICAM OS FINS? Um debate nescessário sobre a ética e  lê ainda sobre o tema Lincoln, Lula, Dilma e as alianças necessárias e continuando as leituras sobre o tema tem tamb´m o post  os-500-anos-do-principe-de-maquiavel-por-antonio-lassance/

23 pensamentos sobre “O QUE SIGNIFICA ÉTICA?

  1. A palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” . Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

    patricio@mara.com.br
    meu orkut

  2. Pingback: Os números de 2010 « Luizmuller's Blog

  3. gente o erro ta nela , pimenta so arde no cu dos outros ei fatima se olhe 1 pra depos corrigi os outros . o Ùnico q e perfeito e Deus e mas ninguem , você errou tanto q nos estamos te corrigindo agora.

  4. Pingback: Os 500 anos d”O Príncipe” de Maquiavel (Por Antonio Lassance) « Luizmuller's Blog

  5. concerteza ninguem é perfeito
    A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.

    • Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

  6. Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. Ética é diferente de moral, pois moral se fundamenta na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos e a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s