Uncategorized

Parcerias ampliam chance de emprego para alunos do Pronatec

Publicado por 

Parcerias ampliam chance de emprego para alunos do Pronatec

Acordos entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e empresas como Odebrecht, Camargo Corrêa e Mendes Junior visam adequar cursos de qualificação à demanda do mercado e priorizar público do Brasil Sem Miséria nas contratações

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a construtora Odebrecht assinaram nesta quinta-feira (28) um acordo de cooperação para encaminhar os profissionais formados em cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria a processos seletivos da empresa em todo País. A assinatura ocorreu durante solenidade de formatura de 600 alunos em Salvador (BA).

Além do encaminhamento, o Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar), responsável por parte dos cursos do Pronatec, poderá utilizar a programação de contratações da construtora para orientar a oferta de qualificação profissional. O acordo estabelece ainda prioridade para o público do Brasil Sem Miséria nas contratações da empresa.

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), encaminhará as pessoas qualificadas pelo Pronatec aos processos seletivos. A contribuição da empresa para a melhoria de equipamentos e infraestrutura da assistência social nos municípios também faz parte do acordo.

O diretor de inclusão produtiva do MDS, Luiz Müller, avalia que a parceria com o setor privado para a programação dos cursos e a absorção da mão-de-obra qualificada é uma aposta promissora para beneficiar o público do Brasil Sem Miséria. “Os cursos ofertados pelo Pronatec, além de abrir portas para o mercado de trabalho, são oportunidades de mudança de vida. Ao se capacitar, o aluno se torna um profissional diferenciado, que vai prestar um serviço de melhor qualidade e agregar valor ao seu trabalho.”

O superintendente da Odebrecht para os estados da Bahia e Sergipe, André Vidal Pessoa de Melo, representou a empresa na assinatura do acordo e avalia a iniciativa como “uma parceria muito importante para a sociedade brasileira, em especial a baiana, pois vai capacitar jovens beneficiários do Bolsa Família.”

Inclusão
Promover a capacitação da mão de obra local, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento regional é o objetivo dessa e de outras parcerias do MDS com grandes empresas. Além da Odebrecht, as construtoras Camargo Corrêa e Mendes Junior firmaram parcerias com o MDS no intuito de incluir os profissionais formados pelo Pronatec no mercado de trabalho.

Com a expansão da ferrovia de Carajás, que passa por municípios do Pará e do Maranhão, a Camargo Corrêa prevê a geração de 9 mil empregos no pico da obra, em setembro de 2015. Para garantir a ocupação desses postos de trabalho e, consequentemente, a conclusão da obra, a empresa apresentou ao MDS uma lista de contratações previstas e para as quais a empresa não conseguia encontrar regionalmente a mão de obra qualificada.

“Neste momento, todos os parceiros envolvidos estão discutindo a mobilização das pessoas para a qualificação e a posterior absorção pelo mercado”, explica Carolina Righi, gerente de Responsabilidade Social da Construtora Camargo Corrêa. Para ela, o Pronatec é “uma alternativa estratégica para o problema de escassez de mão de obra em nossos projetos”.

Já a construtora Mendes Junior tem acordo para captar trabalhadores formados pelo Pronatec nas obras de transposição do Rio São Francisco, em Salgueiro (PE); na canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia, em São Paulo; e na expansão da fábrica de cimentos da Holcim, em Barroso (MG). De acordo com a construtora, a ideia é formar equipes qualificadas que possam ser reaproveitadas em outros projetos.

Brasil Sem Miséria
Inserido no eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, o Pronatec é uma das principais ações do governo com o objetivo de proporcionar condições para que a parcela mais vulnerável da sociedade brasileira conquiste uma inserção mais digna no mundo do trabalho. Com mais de 800 mil matrículas já realizadas, o Pronatec deverá antecipar o cumprimento da meta de 1 milhão de inscritos. Além de material escolar e didático, os alunos recebem auxílio alimentação e transporte para frequentar as aulas. A oferta gratuita de cursos também é articulada com outras políticas de inserção profissional do Brasil Sem Miséria, como ações de intermediação pública de mão-de-obra, de economia solidária e de apoio ao microcrédito e ao empreendedorismo individual.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021

2 pensamentos sobre “Parcerias ampliam chance de emprego para alunos do Pronatec

  1. Olá Luis Muller! Somos empresa de treinamentos instalada na zona potuária do Rio de Janeiro e disposmos de espaço para capacitar até 350 pessoas por dia com treinamentos contidos nas NR’s, porem não temos público tem como nos ajudar?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s