Uncategorized

Indústria tem alta de 1,7% no trimestre e puxa crescimento do PIB

Bom Dia brasilO nefasto efeito das campanhas negativistas da mídia brasileira para dentro e para fora do Brasil, com o objetivo de derrotar o governo e o projeto político em andamento no país não deu e não dá trégua. Atacam como podem. Mentem e repetem a mentira tantas vezes a ponto de convencer até mesmo próceres governamentais. Mostram um país negativo para o exterior, tentando impedir que investmentos externos venham para cá. Quando não boicotam, distorcem informações. Estão fazendo isto agora com a Petrobras, assim como já fizeram com outros setores econômicos. São contra o Brasil. Cometem crime diário de semear o medo e a desesperança. Quem vê pela manhã o “Bom Dia Brasil da Rede Globo sabe bem do que estou falando. Mas quebraram a cara de novo. As previsões catastróficas sobre a economia foram por água a baixo. De novo. Vai matéria do Blog do Planalto sobre crescimento da indústria e da economia brasileira no último trimestre.

A indústria surpreendeu o mercado e liderou a volta do crescimento do Produto Interno Brasileiro (PIB), com avanço de 1,7% neste trimestre frente aos três meses anteriores, já descontados os fatores temporários (sazonais). A expectativa do mercado era de um crescimento em torno de 0,8% neste setor. Com isso, entre outros fatores, o PIB brasileiro saiu da chamada recessão técnica e cresceu 0,1% de julho a setembro, na comparação com o trimestre anterior, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento na indústria é importante porque significa maior valor agregado nos produtos para exportação, estímulo à tecnologia e inovação e empregos mais qualificados no mercado interno.

Ao mesmo tempo, a taxa de investimento, representada pela formação bruta de capital fixo, avançou 1,3% no trimestre – mais um dado positivo que pode ter ajudado a alavancar a recuperação da indústria. A taxa de investimento atingiu 17,4% do PIB no terceiro trimestre.

Crescimento na indústria é generalizado
No setor da indústria, que tem mostrado reação frente aos estímulos concedidos pelo governo, todos os subsetores cresceram em relação ao trimestre anterior. Destaque para o avanço de 2,2% da extrativa mineral, seguido por construção civil (1,3%), indústria de transformação (0,7%) e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (0,1%).

Em relação a igual período de 2013, a indústria extrativa mineral teve expansão de 8,2%, com aumento das extrações de petróleo e gás natural e de minerais ferrosos.

Outro segmento que puxou o avanço do PIB no trimestre foi o de serviços, com alta de 0,5%.

Segundo o IBGE, no acumulado dos quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2014, o PIB registrou crescimento de 0,7% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no resultado acumulado do ano até o mês de setembro, a variação positiva foi de 0,2% em relação a igual período de 2013. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2014 alcançou R$ 1.289,1 bilhões.

Setores
Nos serviços, o crescimento foi puxado por transporte, armazenagem e correio (1,4%) e intermediação financeira e seguros (0,6%). As demais atividades também registraram variação positiva: atividades imobiliárias e aluguel (0,5%), comércio (0,4%), administração, saúde e educação pública(0,4%), outros serviços (0,3%) e serviços de informação (0,1%).

Na comparação com o 3º trimestre de 2013, os serviços apresentaram crescimento de 0,5%, novamente com destaque para intermediação financeira e seguros (3,2%), além de serviços imobiliários e aluguel (2,0%) e serviços de informação (2,0%).

 

5 pensamentos sobre “Indústria tem alta de 1,7% no trimestre e puxa crescimento do PIB

  1. A urubóloga da Globo, Miriam Leitão, fracassou mais uma vez nas suas previsões. Ela tinha previsto: “O Fim do Brasil”! e não aconteceu; o Brasil continua lindo. Seu povo feliz. Dilma reeleita. O PT no Poder. Os urubus batendo asas para Miami. São mais quatro anos de Dilma, Mais oito anos de Lula; mais doze anos de PT. E depois quem sabe? depois de vinte e quatro anos no Poder, surgirão novas lideranças nacionais do PT que continuarão as mudanças do Brasil, quem sabe para segundo ou terceiro país do Mundo. Chupa que é de uva, Time-Life- Globo. Vocês perderam.

    Curtir

  2. A mídia mais FDP que existe no mundo, criada para manter o povo brasileiro na ignorância tentando manipular as estatísticas e fazer do povo brasileiro sua massa de manobra.
    O Brasil vai continuar crescendo, o povo entendendo melhor e expurgando da política essas máfias que querem manter seu estatus ao preço da desgraça dos brasileiros, dos pobres na escravidão.
    Xô Rede globo, dona leitoa!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s