Uncategorized

Ataque ao PRONATEC será prelúdio de maiores ataques a programas sociais???

Nesta Quinta-feira, enquanto Dilma embarcava para ir à ONU, os ajudantes de ordem de Levi se esforçavam para detonar mais um bom Programa construído nos governos do PT. A bola da vez é o PRONATEC. Apesar da comprovada eficácia, eficiência e efetividade do PRONATEC na vida de milhões de brasileiros, elogiado por beneficiários dos programas sociais, trabalhadores e até pelos empresários, Levy primeiro convenceu Dilma a reduzir o PRONATEC a menos da metade de vagas prometidas na campanha. Vá lá que seja, que tenha que haver um ajuste. A gente até compreende. Mas não terminou por aí.  Agora colocou uma equipe para atacar o programa com Estudos parciais, incompletos e muito específicos de um pequeno grupo de trabalhadores re-inseridos após fazerem um curso. Note que eles foram reinseridos, ou seja, conseguiram um novo emprego. Mas o tal estudo não valorizou esta reinserção. O estudo foi verificar se eles haviam melhorado de salário. E como não há sensível melhora no primeiro salário após a contratação, o veredito dos iluminados econométricos foi a de que é “indiferente” a pessoa ter feito um curso do PRONATEC ou não. O tal estudo utiliza a “econometria” para avaliar o programa. Pelo termo econometria, já dá pra perceber que o método tem viés absolutamente econômico e não tem nada a ver com avaliações de impacto de políticas sociais.

Manchete da Folha ridiculariza governo com argumentos dados por emissários do Ministro da Fazenda

Manchete da Folha ridiculariza governo com argumentos dados por emissários do Ministro da Fazenda

Estive na entrevista coletiva narrada pela Folha na matéria da foto. Foram apresentados vários Estudos. Seis deles realizados pelo MDS. Alguns em parceria com o MEC. Todos estes estudos, já publicados e comprovados, dão conta de que mais que dobrou o número de beneficiários do Bolsa Família com Carteira Assinada depois de terem feito um curso do PRONATEC. Alguns dados deste Estudo mostram claramente os avanços que o PRONATEC significou na vida das pessoas. Por exemplo: Mais que dobra o número de beneficiários do Bolsa Família com Carteira Assinada depois de terem feito um curso pelo Pronatec. Só no nordeste houve um aumento de mais de 100 mil beneficiários de programas sociais com Carteira Assinada depois de terem feito um curso. Mais de 70 mil beneficiários do Bolsa Família que fizeram um curso do PRONATEC se formalizaram como Micro Empreendedores depois de fazerem um curso. Há muitos outros avanços identificados e que podem ser lidos no link deste parágrafo.

O único estudo destoante foi o apresentado pelos “iluminados” e econométricos assessores de Levy, que mostraram serem indiferentes aos estudos que indicam melhorias sociais. Segundo o agente do Ministério da Fazenda, o objetivo do Estudo realizado por eles é o de “aperfeiçoar” programas sociais. Como se vê pela manchete da Folha, dá pra ver que tipo de “aperfeiçoamento” quer esta turma. E o mesmo emissário já anunciou que outros programas sociais também serão “auditados” por estudos “econométricos” similares. Tem que explicar? Então tah.

O PRONATEC comprovadamente é um meio para melhorar as condições de acesso ao mercado de trabalho formal para milhões de pessoas e é também comprovadamente um indutor para a melhoria da qualificação técnico profissional, como mostraram os alunos que conquistaram a maior olimpíada da Qualificação Técnico Profissional do Mundo pela primeira vez para o Brasil.    Não há sentido haver desenvolvimento econômico se não houver desenvolvimento social. E para que haja desenvolvimento social, é preciso dar as condições necessárias para que todos os brasileiros possam participar. E todos os brasileiros só poderão participar se estiverem inseridos nos processos de produção de forma digna e descente. Se o Plano Brasil Sem Miséria reduziu substancialmente a pobreza no país, a Pátria Educadora deve agora preparar todos para que possam acessar o mundo do trabalho em condições iguais. O PRONATEC faz parte deste processo de inclusão cada vez mais qualificada de cada vez mais brasileiros nos direitos inscritos na constituição, incluindo aí o Trabalho. Não dá pra medir programas sociais e educacionais pela ótica economicista, que só enxerga “gastos”no Estado. Programas Sociais e Educação, são investimento do Estado Brasileiro no seu povo. Não podem ser visto como “gasto”que pode ser cortado. Simples assim.

*No decorrer do artigo acima, há vários links para outros artigos e Estudos, que é fundamental conhecer, pois senão prevalecerá a opinião economicista para a qual programas sociais são “indiferentes”, como fala a manchete da Folha. Clica em cada link e lê. Argumentos são fundamentais para quebrar a desinformação midiática. Além dos links no decorrer do texto, há um outro artigo aqui no Blog que alertava sobre o tema:

O PRONATEC, os Jovens Aprendizes, o Sistema S e o economicismo regressivo do Levy

6 pensamentos sobre “Ataque ao PRONATEC será prelúdio de maiores ataques a programas sociais???

  1. Levy e sua gang ignorante devia muito bem saber que se houve reinserçao, entao o resultado foi bom foi otimo foi maravilhoso, porque os profissionais passaram a ter certificados deixaram de ser apenas um trabalhador que tinha apenas experiencia para ter tambem conhecimento.O profissional do pronatec é um sujeito que passou a ter curso tecnico que o habilitou a encarar o mercado de trabalho. se isso nao tem valor o tal do Levi – ano devia saber que o mais importanter numa economia equilibrada nao é a melhora de salarios e sim o emprego garantido.

    Curtir

  2. Pingback: As entrelinhas do discurso de Levy | Luizmuller's Blog

  3. Pingback: Documento “Por um Brasil Justo e Democrático” contesta ajuste regressivo de Levy | Luizmuller's Blog

  4. Pingback: Contraponto necessário: Ministra Tereza Campello defende programa criticado pela Fazenda | Luizmuller's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s