Uncategorized

Protesto contra perseguição a Jornalistas em frente ao Palácio Piratini

Do André Pereira no Facebook

Por volta do meio dia desta sexta-feira (17), jornalistas se reuniram diante do Palácio Piratini para protestar contra a prisão do colega Matheus Chaparini, do Jornal Já, identificado no pleno exercício da sua profissão quando registrava, em filmagem de celular, a retirada violenta de estudantes da Secretaria da Fazenda na quarta-feira.
No vídeo, em que os soldados da Brigada militar jogam spray de pimentas nos jovens, Matheus estabelece sua condição de profissional, repetindo várias vezes que é jornalista. Mas teve seu celular apreendido por um civil mascarado (que atuava junto com os policiais) e foi levado para a cadeia.

Por coincidência, ele é repórter do Jornal JÁ,  dirigido por Elmar Bones da Costa que foi um dos últimos jornalistas presos no RS, em 1982, durante a ditadura implantada no Brasil de 1964 a 1985. Elmar contou que nas tentativas para libertar Matheus deparou-se com a descrença policial, mesmo garantindo que era o editor do jornal e havia pautado o repórter para cobrir o acontecimento na sede do órgão público.

“A quem apelar nestas horas?” questionou Elmar, lamentando. ““Na ditadura, havia uma rede de proteção social que era acionada quando havia ameaça de prisão a jornalistas ou a resistentes ao regime totalitário”.

Um dos estudantes presos na Fazenda contou a peregrinação apertados em van e camburão, percorrendo delegacias, o DML e chegando ao presidio central, onde sete jovens foram obrigados a ficarem nus e sujeitarem-se a uma revista íntima que incluiu agachamentos.

Os jornalistas posaram com carteiras profissionais, exibiram exemplares do jornal Já e depositaram canetas, celulares e câmeras fotográficas na porta do Palácio Piratini, seus instrumentos de trabalho, usados para exercer a liberdade de imprensa e informar a população.

Foto de André Simas Pereira.
Foto de André Simas Pereira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s