Uncategorized

Deputado escreve sobre a autópsia do golpe na Feira do Livro de Porto Alegre

O deputado estadual do PT do Rio Grande do Sul, Adão Villaverde, lança no próximo dia 9, às 19, na 62ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, o livro “É Golpe, sim! Terceiro turno sem urnas, o ataque aos direitos sociais e o entreguismo”.

A obra da Editora Sulina promove uma espécie de autópsia do golpe de 2016 imposto à presidenta Dilma Rousseff, dissecando a anatomia do processo gestado por uma maioria parlamentar, parte do Judiciário e setores do empresariado e da mídia, sob inspiração estrangeira.
Reunindo artigos, crônicas e ensaios do deputado – que é professor universitário e engenheiro – o livro está organizado em três eixos que se entrelaçam. À abordagem do golpe propriamente dito, segue a contextualização do ataque aos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários em sua ambientação no estado gaúcho, que é governado também por um gestor do PMDB, com o mesmo código genético neoliberal, privativista e de pregação do estado mínimo dos golpistas que usurpam o poder.
O terceiro capítulo, que trata do entreguismo, ressalta os danos da dependência tecnológica do país (notabilizada com a recente extinção do Ministério de Ciência e Tecnologia) como uma evidência da lógica de diminuição da soberania e da entrega da exploração de riquezas naturais, como o pré- sal, aos mercados internacionais.

A publicação contém, ainda, a íntegra da defesa da presidenta Dilma no Senado, que Villaverde considera um registro obrigatório para os anais da história recente da política e da sociedade do Brasil.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s