política

Apesar da realidade adversa, petistas focam em mandatos populares e participativos

 

Prefeitos e vereadores eleitos pelo PT do Paraná querem fazer de seus novos mandatos referências na participação popular e na inclusão social.
(Foto: Edson Rimonatto)

Do PT PARANÁ

O cenário é desafiador para os novos prefeitos(a) e vereadores(as) eleitos pelo Partido dos Trabalhadores no Paraná (PT-PR). Mas longe do desânimo diante da conjuntura adversa no cenário político federativo pós-golpe, os petistas que saíram vencedores das urnas nas últimas eleições municipais se dizem animados com a perspectiva de conferirem aos seus mandatos as marcas da participação popular e da inclusão social que caracterizam o modo petista de governar e de legislar. “É o que nos diferencia e nos torna referências de atuação para a comunidade”, informa o prefeito reeleito de Paiçandu, Tarcísio Marques dos Reis, que administra a maior prefeitura do PT a partir de 2017 em número de habitantes, mais de 44 mil pessoas.


(Foto: Thea Tavares)

Ele participou do encontro de prefeitos e vereadores eleitos pelo PT-PR no último sábado (12) em Curitiba e, no dia anterior, de um curso técnico promovido pela Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT). “Tenho fome e sede de aprender”, afirmou o prefeito de Paiçandu.

Para o diretor da ENFPT, Gleber Naime Machado, um dos palestrantes do encontro de sábado, depois de 13 anos de políticas inclusivas, centradas na garantia de direitos, participação popular e na transparência, os prefeitos e vereadores vão sentir nos municípios os efeitos de uma realidade adversa, em que 30% dos brasileiros estarão à margem da sociedade, da economia e terão de se posicionar dentro de um processo contínuo de lutas sociais.


(ER)

“O projeto do PT é e sempre foi transformador. Nossas bandeiras políticas são bandeiras de referência do povo brasileiro. Os que ganharam as eleições estão de parabéns porque não foi fácil disputar sob os mais severos ataques da história do Partido”, disse o dirigente da ENFPT. “Nunca o PT precisou tanto da sua militância e dos seus dirigentes”, disse o secretário nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores, Florisvaldo de Souza, chamando a atenção também para a campanha nacional, capilarizada nos estados e municípios, de defesa do ex-Presidente Lula.

Cenário desafiador


(ER)

O presidente do PT-PR, deputado federal Enio Verri também aproveitou o encontro para parabenizar os(as) eleitos(as) do partido pela vitória eleitoral e destacou que a eleição mais difícil é a de vereador. “Todo voto é chorado, especialmente nos municípios pequenos, em que todo mundo se conhece. Tem sempre um vizinho, amigo, parente que é candidato. Estamos orgulhosos da vitória de vocês e vocês têm de estar orgulhosos de serem do PT”, disse Verri.


(ER)

Sobre o cenário político que se desenha para os detentores de novos mandatos nos municípios, o presidente do PT-PR comparou os últimos 13 anos de governo do PT no Brasil, com modelo de estado ampliado, mudança na economia , na vida das pessoas e o conceito de justiça social e de republicanismo na transferência dos recursos da União para os municípios, com o quadro atual, pós-golpe de estado, aprovação da PEC 241/PEC 55 e seus 20 anos sem correção de investimentos primários. Também assinalou o fim do regime de partilha dos lucros do petróleo extraído do pré-sal, as reformas da Previdência e Trabalhista. “Um cenário muito desafiador para os municípios, que vai exigir um esforço redobrado dos prefeitos e prefeitas e da representação popular dos nossos parlamentares”, acrescentou Verri.


(ER)

Para o deputado estadual Professor Lemos, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Paraná, “a eleição dos petistas é um reconhecimento da comunidade da liderança que eles representam”.  O representante do Brasil no Parlamento do Mercosul (ParlaSul), o ex-deputado federal Doutor Rosinha, chamou a atenção para a necessidade dos partidos, movimentos e representantes das esquerdas atuarem unidos para enfrentar essa guinada à direita que o mundo está dando. “Não vivemos uma crise só do Capitalismo, mas da civilização”, disse. “Cabe a cada um de nós identificarmos nos nossos municípios as potencialidades dessa união de esquerda e trabalhar para articular essas forças. Tem de ser uma união programática”, argumentou o Doutor Rosinha.


(ER)

Rumos

O atual prefeito de Paraíso do Norte, Beto Vizzotto, que administra o Município há dois mandatos e acaba de eleger seu sucessor para continuar os trabalhos na Prefeitura, aconselhou os novos gestores e parlamentares petistas. Ele proferiu palestra sobre o modo petista de governar e apontou os resultados do trabalho realizado em Paraíso do Norte e reconhecido por diversos prêmios e indicadores de qualidade. Na sua gestão, ele conseguiu universalizar a educação infantil, priorizou o atendimento básico à saúde (com médico atendendo na unidade, ampliação do acesso a consultas e exames e com disponibilidade de remédios na farmácia da unidade de saúde). “Investir na atenção básica, na educação infantil e nos serviços sociais é melhorar a vida das pessoas”, disse Beto Vizzotto.


(ER)

O prefeito de Paraíso disse que não se pode desprezar os resultados alcançados pelos investimentos em cultura e no estímulo ao esporte e lazer na prevenção da violência. “É possível fazer um trabalho fantástico na educação, cultura, esporte e lazer e também cuidar da cidade. Uma cidade limpa e organizada é promotora de autoestima na população”, disse.

Ele lembrou ainda que os prefeitos(a) e vereadores(as) do PT  serão vitrines para espelhar os trabalhos e compromisso do partido. “Não será um cenário fácil, mas dá para fazer um bom mandato, uma boa gestão, que seja referência de participação popular e de inclusão social”, disse Vizzotto. “Não adianta só falar que vai fazer. É que nem criar filho, tem de dar o exemplo”, concluiu, acrescentando conselhos de que é preciso não ter medo de cortar pela raiz o mínimo deslize e mal feito dos gestores e ainda dedicar uma atenção redobrada à montagem da equipe de trabalho. A vice-prefeita eleita em Paraíso do Norte, Mariza Regiani, que foi vereadora por dois mandatos, disse que vai contar muito com a participação das mulheres na política local e também na execução das políticas públicas municipais.


(ER)

O deputado estadual Péricles de Melo, que foi prefeito de Ponta Grossa, falou de sua experiência administrativa e aconselhou os novos mandatários a “valorizar e fortalecer as lideranças consolidadas do município”.

Atuação parlamentar

A vereadora petista reeleita em Curitiba, Professora Josete, destacou a importância da clareza dos novos vereadores e vereadoras do PT com relação ao seu papel de legisladores, mas também no compromisso firme com os movimentos sociais e com o fortalecimento partidário. “A relação com os movimentos sociais oxigena o partido e faz com que a gente mantenha o Norte da nossa caminhada. Além das funções de legislar e de fiscalizar o Executivo, temos uma responsabilidade muito maior, que é a de mostrar o diferencial do PT e demonstrar que fazemos toda a diferença na defesa dos interesses da população”, apontou Josete.


(ER)

Entre os vereadores de primeiro mandato, a professora de Guarapuava, Terezinha Dai Prai, que participou do encontro em Curitiba disse que sai daqui com a certeza de que o sucesso da atuação parlamentar dos petistas reside no resgate das bandeiras históricas do PT: “o contato com os movimentos sociais, a defesa de uma sociedade justa e igualitária para homens e mulheres, a luta pela qualidade da educação e pela saúde pública, o direito à assistência social e a dignidade da vida humana”.

O também estreante Aristeu Elias Ribeiro, eleito vereador em Medianeira, disse que vai visitar constantemente as comunidades e as famílias e buscar fortalecer no dia a dia o partido com a participação de jovens e mulheres na política municipal, acompanhando e manifestando suas prioridades e demandas a fim de orientar a atuação do vereador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s