Uncategorized

As Forças Armadas aderiram ao Consenso de Washington?

base_alcantara

Do Blog do Esmael Morais

Nos últimos 8 meses do governo golpista vieram à tona três eventos mostrando que as Forças Armadas Brasileiras já não as mesmas de antes.

1) O governo ilegítimo de Michel Temer fechou acordos no valor de R$ 6,3 bilhões visando atualizar e equipar a frota de veículos blindados do exército; detalhe: duas empresas foram contratadas sem licitação;

2) As Forças Armadas foram destacadas (ou rebaixadas) para vigiar presídios conflagrados onde a vida não vale um centavo; e

3) O governo golpista quer doar a Centro de Lançamentos de Alcântara para o Tio Sam, isto é, para os Estados Unidos; essa base é a melhor localizada do mundo e, partir dali, é possível disparar foguetes com mais eficiência a um custo muito baixo.

Dito isto, folgo em afirmar que as Forças Armadas não são as mesmas e não se faz mais comandantes com matizes nacionalistas como dantes.

Será que a ‘nova escola’ de assuntos estratégicos dos militares aderiram ao Consenso de Washington e ao ideário neoliberal em detrimento do desenvolvimentismo?

Para quem não se recorda, o Consenso de Washington, de 1989, formulou um receituário neoliberal para os países da América Latina que preconiza 1) disciplina fiscal, a exemplo da PEC 55 com limite para investimentos sociais; 2) privatização de estatais estratégicas (petróleo); 3) desregulamentação da economia e precarização do trabalho; 4) abertura da economia nacional para o capital especulativo e empresas estrangeiras; e 5) reforma fiscal para isentar empresas de impostos.

Não há movimento do ilegítimo governo Michel Temer que as Forças Armadas desconheçam. Logo, se não há contestação, forçoso reconhecer a existência da anuência com o rumo e o projeto lesa-pátria em curso.

Se as Forças Armadas pensam de fato abrir mão de Alcântara, neste caso, somente neste caso, faz sentido serem rebaixadas como cuidadoras de detentos (muitos dos quais trancafiados pelo Estado ilegalmente).

A caserna tem suas relações sociais além dos quartéis, assim como os políticos, também sucumbem à pressão entreguista da velha mídia golpista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s