Verdade

NOSSA PRIMEIRA BANDEIRA É A LUTA (Por Adroaldo Correa, sobre Marisa Letícia)

Por Adroaldo Bauer Corrêa no Facebook

Lula passou 31 dias na prisão em 1980 por liderar uma greve dos trabalhadores no ABC Paulista. Marisa foi sempre de uma bravura digna das nulheres que lutam.

O então líder sindical foi enquadrado na LSN (Lei de Segurança Nacional) pela ditadura militar e preso na madrugada de 19 de abril de 1980, no 17º dia do movimento grevista daquele ano.

O encarceramento se deu na sede do Dops (Departamento de Ordem Política e Social), em São Paulo, onde chegou a seis dias de greve de fome.

Em depoimento gravado à Comissão Nacional da Verdade, o ex-presidente afirmou que os militares cometeram uma “burrice” ao prendê-lo.

“O que aconteceu quando eles me prenderam? Foi uma motivação a mais para a greve continuar, as mulheres fizeram uma passeata muito bonita em São Bernardo do Campo, depois foi aquele primeiro de maio histórico, em que foi o Vinícius de Moraes, e a greve durou mais quase 30 dias…”

Entrevistamos Marisa Letícia, esposa, e Frei Chico, irmão de Lula por volta das seis da manhã do dia da prisão de Lula para o programa Gaúcha Hoje.

A Galega não recusou falar da gravidade do fato, uma prisão pelo DOPS em plena vigência da ditadura militar. E revelou na fala a indignação, a convicção e a bravura de quem logo a seguir enfrentaria pelotões de choque da polícia militar para denunciar com milhares de outras mulheres operárias a prisão política do metalúrgico com quem ousara fundar em 10 fevereiro daquele mesmo ano um partido de trabalhadores.

O PT para o qual tantas Marisas costuraram nas próprias casas as primeiras bandeiras.
Nossa única bandeira há 37 anos.
Brava, Marisa Letícia!

“Eu acho que a pressão e a tensão fazem as pessoas chegarem ao ponto que a Marisa chegou. Mas isso não vai fazer eu ficar chorando pelos cantos. Vai ficar apenas batendo na minha cabeça, como mais uma razão para que a luta continue”, nos disse Lula sobre o momento dramático de Marisa Letícia, dele, familiares e de milhões que os acompanhamos solidários.

A imagem pode conter: flor, planta e natureza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s