Uncategorized

A GRANDE DESCOBERTA (Por Moisés Mendes)

Por Moisés Mendes no facebook,

lula
Quando contarem a história da Lava-Jato, um capítulo inteiro deverá ser dedicado ao Jornal Nacional como protagonista da operação e do golpe.

Ontem, o jornal divulgou, em tom de descoberta, que Lula não é de esquerda. Cederam quase um minuto do JN a um relato do empreiteiro Emílio Odebrecht sobre um encontro dele com o chefe da Casa Civil da ditadura, Golbery do Couto e Silva.

Odebrecht contou, em depoimento como delator, que Golbery lhe disse que Lula “não tem nada de esquerda”. Que o sindicalista era na verdade um bom vivant.

Esse debate sobre o enquadramento político de Lula é antigo. Em 2002, logo depois da eleição, eu entrevistei o ex-líder sindical do ABC Enilson Simões de Moura, o famoso Alemão.

Alemão e Lula faziam uma dupla no ABC. Lula, me disse ele, era na verdade quem tentava mediar conflitos no ABC.

Alemão era o incendiário, enquanto Lula, ao contrário do que se propagou por muito tempo, procurava evitar os confrontos. Lula liderou uma greve histórica e foi o mais talentoso e carimástico líder sindical que o país já teve. Para o JN, é preciso tentar desconstituir sua trajetória lá no começo.

Lula é quem, na elaboração da carta de fundação do PT, em 1980, evita que outros grupos incluam no documento que o partido seria uma organização de perfil socialista.

Por que a Globo decidiu dar o espaço a Emílio Odebrecht, para que a “novidade” fosse contada agora ao país? Porque a intenção clara é a de tentar, de todas as formas, desqualificar Lula.

Foi preso pela ditadura, foi perseguido, fundou um partido, foi presidente, virou amigo de empreiteiros, agora é caçado, mas não é de esquerda.

O Jornal Nacional teve o total controle do golpe e tem o total controle da propaganda da Lava-Jato. Não assisti-lo, como alguns defendem, é apenas tentar negar que a Globo é que nos governa há muito tempo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s