Mundo/Porto Alegre

Santiago Feliú,intelectual cubano, estará em Porto Alegre para lançar “Canto Épico a ternura”, homenagem a Che Guevara

 

 

Santiago Feliú

A Associação Cultural José Mari/RS e o Coletivo de Jornalistas Brasileiros Amigos de Cuba/Coordenação/RS recebem, entre os próximos días 1º a 7 de junho, o historiador e jornalista cubano Santiago Ronaldo Feliú Miranda para uma série de atividades, como a X Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba e o lançamento do livro “Canto Épico a la Ternura”, uma homenagem a Che Guevara, nos 50 anos que marcam o seu assassinato na Bolivia, em 9 de outubro. Com 285 páginas, a obra tem 158 canções de 100 compositores de 17 países, compostas e interpretadas após a morte do lider internacionalista. O evento terá apresentação dos músicos gaúchos Leonardo Ribeiro; Ernesto Fagundes, Liane Schuler; Demétrio Xavier; Marisa Rotemberg; Mário Falcão, Pablo Lanzoni e Talo Pereyra .

O ideário de Che será tema dos debates que marcam as atividades Guevarianas realizadas em todo o mundo durante este ano, e seguem até 14 de junho de 2018, quando Che completaria 90 anos. Feliú também vem ao Brasil para ressaltar o legado deixado por Fidel Castro aos cubanos, e a solidariedade de Cuba aos povos do mundo após a Revolução vitoriosa de 1959.

No RS o jornalista terá, ainda, atividades com cartunistas para a elaboração de uma exposição sobre Che; entrevista e debate com alunos da Unisinos; ministra aula para alunos de Cooperativismo do MST, no Instituto de Educação Josué de Castro, em Veranópolis; participa de um debate no Sindicato dois Jornalistas Profissionais do RS – Sindjors; participa do Seminário Cuba e as Brigadas de Solidariedade, em Gramado e de uma conversa com comunicadores de movimentos sociais. Ainda terá encontros com representantes de frentes políticas e de entidades acadêmicas do Estado. Muitas das atividades serão registradas por meio de entrevistas já agendadas por mídias sociais, sindicais, políticas e comerciais.

Santiago Feliú é repórter da Revista Tricontinental e realizador de audiovisuais da Organização de Solidariedade dos Povos da África, Ásia e a América Latina – OSPAAAL, que a mais de 50 anos presta solidariedade aos países, em especial aqueles cujos povos estão ameaçados em sua soberanía e autodeterminação. Ainda como repórter fez parte do grupo de imprensa do presidente Fidel Castro, em suas viagens.

É graduado no Instituto Pedagógico Enrique José Varona, com especialização em História e Marxismo, e tem pós – graduação e mestrado em Movimento Obrero Internacional. Foi fundador da primeira Escola no Campo de Cuba (ESBEC) “8 de octubre”, en 1969, e professor chefe da cátedra, secretário docente, sub- diretor e diretor de Vocacional LENIN e outras ESBEC, em Havana.

Atuou em Metodología Municipal e provincial e professor titular do Movimento Obrero e Comunismo Científico – CUJAE – (1981/1984). Foi chefe do Departamento América do Centro da Ásia, África e América Latina CIAAAL, da Academia de Ciências de Cuba, funcionário do Departamento América do CC.PCC  e professor do Instituto Internacional de Periodismo José Martí (IIPJM). Como diplomata e pelo CC.PCC representou Cuba nos seguintes países: Panamá (1987); Colombia. (1994); Bolivia. (1999/2003) e na Guatemala (2005 /2010):

Em 1995 recebeu o Prêmio Iberoamericano de Ética, pela investigação jornalística sobre Che Guevara, e pela importância das suas obras audiovisuais foi seleccionado, em 2010, para fazer parte da União de Escritores e Artistas de Cuba – UNEAC.

De sua autoria foram publicadas as obras “Latinoamérica le Canta al Che Guevara” (1995) e “Nacieron al Mundo” (2014. Realizou oito documentários sobre Che, Equador, Bolivia e Los 5 (Os Cinco antiterroristas cubanos presos nos EE.UU), e 40 vídeo clips de conteúdos políticos.

Em sua permanencia no Brasil Feliú deverá destacar o trabalho conjunto que vem ocorrendo entre a OSPAAAL, a Federação Mundial de Juventudes Democráticas – FMJD e a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes – OCLAE, para a organização das atividades de celebração do Centenário da Revolução de Outubro e para a realização do XIX Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que ocorre em Sochi, na Rússia.

A agenda no RS confirmada até esta data

01/06 – QUINTA-FEIRA

 Tarde: Entrevista Sul21

02/06 – SEXTA-FEIRA

 Manhã:

 Tarde: 14h Participação no Programa Cena Musical da TVALRS, com a participação de músicos convidados

 Tarde: Às 16h30, entrevista PTSUL, na ALRS

Noite:  A partir das 19h, UNISINOS – Entrevista Rádio Unisinos, e após debate com alunos da comunicação.

03/06 – SÁBADO

Manhã: Das 9 às 12h –  X Convenção Estadual de Solidariedade a Cuba

Local: SinBancários – R. Gen. Câmara, 424 – Centro Histórico –  Porto Alegre

Tarde: A partir das 14:30 – Encontro com a Frente Gaúcha de solidariedade ao povo Palestino

 Noite:  às 19h –  Encontro com cartunistas gaúchos para uma conversa sobre o ideário de Guevara, e a sua relação com a OSPAAAL, ocasião na qual os cartunistas elaboram cartoons para posterior exposição sobre o Che.

 Local: Clube de Cultura

 04/06 – – DOMINGO

 Manhã: Das 09 às 12h – Seminário Cuba e as Brigadas de Solidariedade, e a fundação da ACJM/Gramado

Local: Câmara de Vereadores

Gramado/RS

05/06 – SEGUNDA – FEIRA

Manhã: Livre

Tarde: às 14h30, encontro com o professor Mathias Luce/ IELA/UFRGS

Noite: às 19h – Debate no Sindjors sobre Comunicação e Democracia, com os jornalistas Celso Schröder e Moisés Mendes.

Local: Rua dos Andradas, 1270 – Centro Histórico, Porto Alegre

 06/06– TERÇA – FEIRA

 Manhã Livre

Tarde: Livre

Noite – às 19h – Lançamento livro “ CANTO ÉPICO A LA TERNURA ”, com a apresentação dos músicos Ernesto Fagundes; Leonardo Ribeiro; Talo Pereyra (falta confirmar), Liane Schuler, Demétrio Xavier, Marisa Rotemberg, Mário Falcão e Pablo Lanzoni,

Local: Centro Cultural Érico Veríssimo- Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico, Porto Alegre

7/06- QUARTA – FEIRA

Manhã/tarde – Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), em Veranópolis, para ministrar aula aos alunos do MST, do Curso de Cooperativismo “Fidel Castro”.

08/06 – QUINTA – FEIRA

 Início viagens para Florianópolis, Baixada Santista e Belo Horizonte, para participar das Convenções Estaduais e Nacional de Solidariedade a Cuba, do lançamento do livro “Canto Épico a la Ternura”, e outras atividades com entidades políticas, educacionais e sociais dos estados.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s