Uncategorized

QUAL A APOSTA DA GLOBO? (Por Breno Altman)

Globo-contra-o-BrasilPor Breno Altman

Está nítido, nas últimas semanas, que o principal veículo de comunicação alterou sua linha político-editorial.

Durante mais de dois anos, desde o início da ofensiva golpista, sua lógica era seletiva e focada: criminalizar e interditar o PT, o governo Dilma e o ex-presidente Lula. Assim atuava, ao lado do restante da mídia monopolista, em conluio com setores do MPF, da PF e do Poder Judiciário.

As gravações do proprietário da JBS com Temer, associadas ao flagrante contra Aécio Neves, levaram o grupo empresarial à conclusão que sua estratégia fracassara: os partidos e políticos tradicionais da direita não serviam mais de anteparo contra o PT e a esquerda, o campo progressista retomava capacidade de mobilização e apoio social, o crescimento constante de Lula nas pesquisas eleitorais revelava que a seletividade da Lava Jato perdera efeito e se voltava contra os golpistas.

O cavalo de pau da Globo, nessas circunstâncias, foi passar a um bombardeio generalizado de todo o sistema político, como preço a pagar para impedir o retorno das forças populares ao governo. A seletividade deveria ser enterrada, com Temer e o PSDB passando ao centro dos ataques por certo tempo, até que houvesse recuperação de eficácia da narrativa comunicacional.

A Globo lançou-se a uma guerra atômica contra o sistema, compreendida como o único caminho para atacar a esquerda com certa credibilidade e chance de êxito.

Essa mudança torna a situação mais complexa para o bloco petista.

Há quem aposte, na prática, em uma aliança implícita com Temer e os partidos conservadores, colocando o combate à criminalização da política como alvo central.

Seria grave erro cair nessa armadilha, ainda que a denúncia contra o arbítrio e as violações constitucionais deva continuar a receber ampla e crescente atenção.

Tudo o que a esquerda não pode fazer é esmaecer sua identidade, fotografada ao lado da coalizão que tomou o governo de assalto, mesmo que seja como papagaio de pirata. Nada ajudaria mais a nova orientação da Globo.

Ao contrário, deveria ganhar ainda mais impulso a centralidade do combate contra o governo usurpador e suas contrarreformas, em favor de imediatas eleições para presidente da República.

O novo comportamento da principal emissora do país abre uma fissura no bloco golpista, desloca potencialmente setores médios para a oposição e abre caminho para uma potente escalada do campo popular, permitindo que o petismo e seus aliados recuperem espaço como alternativa anti-sistema.

A propagação de atos políticos-culturais contra Temer e por diretas, muitas vezes convocados por artistas liberados pela Globo, é um sinal positivo dessa contradição que se estabeleceu nas elites.

Se formos firmes, audaciosos e generosos, tempos melhores virão.

2 pensamentos sobre “QUAL A APOSTA DA GLOBO? (Por Breno Altman)

  1. Caro Luiz,
    primeiramente te agradeço por este blog que alimenta minha pagina no facebook.
    quero comunicar que desde agosto de 2016 varias pessoas indignadas tem se juntado em torno da luta pela anulação do impeachement/golpe de Dilma Rousseff.Considerando que Dilma não cometeu crime de responsabilidade e mantem seus direitos políticos, entendemos que a volta da presidenta significa o resgate deste mandato que não é do PT, não é da Dilma mas dos 54.500.000 de brasileiros que nela votaram.
    Sabemos que o golpe estava sendo preparado muito antes e inclui-se aí uma forte campanha midiática contra ela e mais a promessa, cumprida, de inviabilizar a governabilidade e “sangrar a Dilma.”
    Anular o impeachement e resgatar o Estado de Direito Democratico e Dilma tem compromisso de pedir constituinte, diretas já e o que for preciso.
    Finalmente, aviso que nosso movimento * fará um ato no dia 21 o STF as 16:30h.Antes, nos reuniremos no espaço do Servidor Publico em Brasilia com mesa de debate com a presença confirmada da senadora Gleisi Hoffmann e o deputado Paulo Pimenta.Seguirão caravanas de varias partes do país para que tenhamos representatividade.Esperamos juntar pelo menos 1000 pessoas.
    Convido para visitar nossa pagina no facebook Movimento Nacional pela anulação do Impeachement.
    #SeElaVoltaEleVolta
    *Breno Altman nos ridicularizou e nos chamou de seita…

    Curtido por 1 pessoa

    • Visitarei a página sim. No entanto, quando publico aqui a opinião de alguém, a publico na íntegra. E nm sempre todos os petistas fecham com as posições de outros petistas. Breno Altmann é um respeitado jornalista e também um grande articulista, que tem ajudado a orientar parte da militância do PT em um período onde a direção do partido não dizia a que vinha. Espero sinceramente que eta nova direção do PT oriente a militância e inclusive a nós, que por nossas opiniões expressas nas redes, temos tido alguma influência na opinião das pessoas. Até então, não há sinais claros de que a direção do PT vá orientar para a retomada do mandato da Dilma. Mas nem por isto tenho deixado de publicar aqui também a opinião e atividades de quem defende isto. E tenho aqui no RS, participado inclusive de reuniões de grupos que defendem a volta da Dilma.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s