Tecnologia

Índios Guarani desligam antenas de TV e celular em São Paulo durante protesto

Protestando contra a Portaria 683 do Ministério da Justiça, que diminui a demarcação de terras indígenas no local, um grupo de índios Guarani está, desde a madrugada de quarta-feira (13), ocupando o Parque Estadual do Jaraguá. Nesta sexta (15), os índios desligaram antenas de teleonia celular e televisão que funcionam ali, no ponto mais alto de São Paulo.

Foram desligadas três antenas, sendo uma que transmite sinais de celular e TV, e as outras duas usadas pelo Exército e pela CPTM. O desligamento afetou moradores da Zona Norte de São Paulo, e há relatos de pessoas afetadas em outras cidades na proximidade.

A nova portaria considera que a demarcação de território indígena no local foi feita indevidamente, sem ter contado com a participação de representantes do Estado de São Paulo. Por isso, o novo texto determina que houve um “erro administrativo do procedimento” de demarcação das terras. Na região do Pico do Jaraguá, hoje vivem cerca de 700 indígenas que constantemente disputam para preservar seu espaço.

No ano passado, o governador Geraldo Alckmin sancionou uma lei que permite a concessão de 25 áreas florestais a conglomerados empresariais, que podem explorar o potencial turístico dessas regiões até 2046. E o parque estadual do Jaraguá é uma dessas áreas, por isso o protesto do grupo indígena para que a concessão não seja autorizada.

Fonte: Vice

Comentário do Blogueiro: Os índios mostram o caminho para combater o maior inimigo do Brasil, A Rede Globo e os meios de comunicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s