Sindical

Na Alemanha a Jornada de Trabalho é reduzida de 35 horas para 28 horas semanais

Enquanto no Brasil até o Trabalho Escravo voltou a ser legalizado, na Europa a Jornada de Trabalho é reduzida justamente para dar melhores condições de vida para os trabalhadores. O Brasil que com Lula, Dilma e o PT caminhavam para uma situação melhor para os trabalhadores, foi golpeado pelos próprios empresários nacionais, que não querem saber de investir em tecnologia e melhorar as condições de vida dos seus trabalhadores. A Classe empresarial brasileira é subserviente aos interesses internacionais. (Comentário do Blogueiro0
Segue artigo  Da  Rede Brasil Atual 
Acordo assegura ainda aumento de 4,3% para evitar concentração de renda. “É uma excelente resposta para a indústria 4.0”, diz o brasileiro Valter Sanches, secretário-geral da IndustriALL
BODO MARKS/IG METALL
IG Metall

‘Tempo é vida, não dinheiro’, diz sindicato. ‘Produtividade conquistada com tecnologia precisa ser partilhada com a sociedade’

 

O IG Mettal, o mais forte sindicato alemão, que representa 3,9 milhões de trabalhadores nos setores metalúrgico e automotivo, obteve uma vitória que abre importante precedente – na Alemanha e no mundo – visando à qualidade de vida dos trabalhadores. Depois de uma série de reuniões tensas e paralisações de advertência de 24 horas, com prejuízo de € 200 milhões à economia de empresas como Porsche, BMW, Airbus e Daimler, a categoria conseguiu um aumento da massa salarial de 4,3%, ante a reivindicação de 6%, e a redução da jornada de trabalho semanal de 35 para 28 horas.

O acordo vai vigorar pelos próximos próximos 27 meses e proporciona cobertura para 900 mil trabalhadores na principal área industrial do país. A expectativa agora é que os benefícios conquistados influenciem outras negociações permitindo alcançar toda a base do sindicato.”

“No passado, as empresas demandaram flexibilidade para os trabalhadores, sem outro caminho. E isso foi ativado. Dar aos trabalhadores o direito de encurtar as horas de trabalho e poder determinar o próprio balanço entre vida privada e trabalho é uma excelente resposta para a indústria 4.0”, afirma o secretário-geral da IndustriALL, entidade mundial dos trabalhadores do ramo industrial, o metalúrgico brasileiro Valter Sanches, em referência às novas tecnologias no setor produtivo.

O IG Mettal é um dos sindicatos filiados à IndustriALL e também um dos mais fortes do mundo. Sanches foi diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT) e do sindicato da categoria no ABC. Deixou a presidência da Fundação Comunicação, Trabalho e Cultura – mantenedora da TVT e da Rádio Brasil Atual – para assumir em outubro de 2016 a secretaria-executiva de uma das maiores organizações sindicais do mundo.

“Novas tecnologias significam que a produtividade continua a subir. O direito a trabalhar menos horas, enquanto se mantém o mesmo salário, é uma resposta essencial. A produtividade conquistada com a indústria 4.0 precisa ser partilhada com a sociedade e os trabalhadores”, diz o metalúrgico, funcionário da Mercedes. “Reduzir a jornada é um caminho para evitar a concentração de renda no bolso de poucos”, afirma ainda Sanches. “O aumento salarial vai ajudar a estimular a economia alemã.”

2 pensamentos sobre “Na Alemanha a Jornada de Trabalho é reduzida de 35 horas para 28 horas semanais

  1. Pingback: Na Alemanha a Jornada de Trabalho é reduzida de 35 horas para 28 horas semanais | Luíz Müller Blog | BRASIL S.A

  2. Sr Luiz, se é quem escreveu isso. Concordo que essas pessoas na qual sitou eram formidáveis na oposição, antes de adquirirem poder. Mas logo que conseguiram se aliaram, como também devem ter se beneficiado, aos maiores grupos empresariais do país. Não só digo como provo. Por acaso o Senhor já leu o Decreto de número 6.322 de 21 de dezembro de 2007? Se leu e concorda, é outro beneficiado. Neste Decreto fez com que a JBS, fizesse empréstimos junto ao BNDES, com carência e a taxas TJLP, podendo investir na compra de empresas extrageiras. O pior é tão mal feito que diz no final dele ” desde que favoreça o social e econômico do país”. Kkkk.Não cita pelo menos de qual país! Antes de escrever, leia mais por favor!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s