Educação

Foto dos alunos negros nos 120 anos da Medicina da UFRGS mostra que cotas são instrumento necessário de Inclusão

A foto que publico a seguir não seria possível se não fosse a política de Cotas nas Universidades, implementada por Haddad como Ministro da Educação de Lula. #LulaéHaddad e com eles a Educação voltará a ser de novo um direito de todo o povo. A foto e o comentário me chegaram pelo Grupo de Wats do Deputado Adão VillaVerde

 

Negros MedicinaPrimeira foto da história da UFRGS apenas com alunos de medicina negros, no 120º aniversário da faculdade de medicina da UFRGS. A foto foi tirada em frente a FAMED, prédio atual do curso. É um momento de muita celebração, pois, enfim, estamos conquistando nosso espaço num curso tradicionalmente branco e elitista. Se por um lado, devemos celebrar nossas conquistas, por outro, devemos continuar lutando para que a população negra brasileira tenha cada vez mais acesso a lugares de conhecimento, de poder e de prestígio como esse. Dessa forma, não podemos esquecer da importância da política de cotas e a necessidade de defendê-la, por exemplo. Só assim, combateremos o genocídio de nossos jovens e a exclusão sistemática que sofremos das oportunidades mais diversas, ambas mazelas ainda presentes como faces do racismo brasileiro. E vamos combatê-los, como já o temos feito, lutando pelos nossos direitos, correndo atrás dos nossos sonhos e fazendo muita resistência.
Toda força ao povo negro!

Ubuntu!

Wats

Sobre o significado de UBUNTU, este blog fica com a fala de Mandela explicando o termo:  “Respeito. Cortesia. Compartilhamento. Comunidade. Generosidade. Confiança. Desprendimento. Uma palavra pode ter muitos significados. Tudo isso é o espírito de Ubuntu. Ubuntu não significa que as pessoas não devam cuidar de si próprias. A questão é: você vai fazer isso de maneira a desenvolver a sua comunidade, permitindo que ela melhore?”

 

2 pensamentos sobre “Foto dos alunos negros nos 120 anos da Medicina da UFRGS mostra que cotas são instrumento necessário de Inclusão

  1. Eu queria uma explicação porque cotas nas Universidades,
    Ex,tem 100alunos,matriculamos70,sobraram
    30alunos 20 negros e 10 brancos
    A Faculdade tem 80 vagas
    20,negros
    10 brancos
    Como fica ai,se os negros chegarem primeiro seram todos matriculados os 10 brancos ficam de fora?se for vice versa
    Me ajudai!

    Curtir

    • Cotas são pré estabelecidas no edital de convocação do vestibular e/ou Enem. Não tem nada a ver com chegar antes ou depois. Tem a ver com instrumento que todos os países que tiveram o racismo muito latente, incluindo os Estados Unidos a muito tempoo e o Brasil mais recentemente, encontraram para pagar uma dívida histórica com quem foi excluido dos processos por ser “diferente” dos que comandavam e comandam, qual seja os Brancos. E como podes ver na própria foto, nos úlimos anos graças a política de cotas, 32 negros chegaram a Faculdade de Medicina da UFRGS – Em 110 anos haviam sido menos que isto. Mesmo assim, a proporção de alunos negros na Medicina ou mesmo no conjunto dos alunos universitário brasilerios ainda não chega nem perto da proporção de mais de 50% de negros do conjunto da população brasileira.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s