Uncategorized

Jair e Haddad (leitura fundamentalista, seletiva e instrumentalizada da Bíblia)

Autor: Frei Seérgio Görgen na Rede Soberania

Pois não é que no Antigo Testamento aparecem personagens com estes dois nomes?

Jair, no Livro dos Juízes.

Adad, no 1º livro dos Reis.

Teve gente que foi lá, leu e saiu pregando que Jair era bom, defensor de Israel e Adad mau, inimigo de Israel.

E então, se a Bíblia já disse, está claro que o enviado de Deus é Jair Bolsonaro e contra Deus é o Fernando Haddad. Repetiu-se a exaustão este vaticínio bíblico em igrejas e redes sociais.

O Texto citado sobre Jair é: “Depois dele, levantou-se Jair, de Galaad, que julgou Israel por 22 anos”. Juízes 10,3.

O texto citado sobre Adad: “ Foi um adversário de Israel durante toda a vida de Salomão. Eis o mal que fez Adad: tratou Israel como inimigo e reinou sobre o Edom”. 1º Reis, 11,25.

Fui aos textos bíblicos para ver o que de fato diz. Utilizei a tradução da Bíblia de Jerusalém, feita diretamente do grego antigo, do hebraico antigo e do aramaico para não entrar em polêmicas sobre qual versão bíblica é verdadeira e qual é falsa.

De fato, o versículo 3, do capítulo 10 do livro dos Juízes é este mesmo. Descreve que Jair foi Juiz em Israel e nada mais diz, nenhum elogio, nem crítica.

Porém, o versículo seguinte, o 4, descreve algo surpreendente sobre Jair, não mencionado pelos propagandistas do Bolsonaro: “Tinha trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades, chamadas ainda hoje de Aduares de Jair, na terra de Galaad” Juízes 10,4.

Opa. Trinta filhos! Com uma só mulher, impossível. Então, bom exemplo de família, o tal Jair não era. E deu trinta cidades, uma para cada filho? Usou seu poder de Juiz para beneficiar à família?

Não creio ser boa referência para quem quer que seja.

Agora vamos ao “Adad”. Na Bíblia se escreve assim.

O texto escolhido para deslegitimar Fernando Haddad foi o versículo 25, do capítulo 11 do primeiro livro dos Reis. E assim é. Adad fez oposição a Salamão por todo o tempo de sua vida.

Mas o texto escolhido não é o único que se refere à Adad. No versículo 9, do mesmo capítulo, do mesmo capítulo 11, diz o seguinte:

“ Iahweh irritou-se contra Salomão, porque seu coração se desviara de Iahweh Deus de Israel” 1º Reis, 11, 9.

Iahweh é a grafia original para Javé, o nome de Deus no Antigo Testamento. E aí diz que Deus está irritado com Salomão. Porque será?

Diz a Bíblia no mesmo primeiro livro dos Reis: Salomão teve 1.000 – mil – mulheres. 700 – setecentas – eram esposas oficiais, princesas e 300 – trezentas – concubinas, fora do casamento. Isto está no segundo livro dos Reis: “ teve setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas” 2º Reis, 11,3.

Exemplo de família é que não era.

Mais teve mais motivos para Javé estar irritado com Salomão.

Salomão vivia no luxo e no esbanjamento. “ As taças que o rei Salomão usava para beber eram todas de ouro” 2º Reis, 10, 21 “nada era de prata, porque prata não fazia caso nenhum no tempo de Salomão” 2º Reis, 10, 21.

Exemplo de rei corrupto que roubava do povo e vivia no luxo. Os profetas se levantaram para denunciar Salomão.

Então vem a parte surpreendente, no mesmo livro bíblico:

“Iahweh suscitou contra Salomão um inimigo: Adad, o edomita, da estirpe de Edom”. 1º Reis,11, 14.

Ora, então, pelo que se compreende do texto, Adad foi estimulado por Deus a fazer oposição à Salomão, que não estava seguindo as Leis de Deus?

Qual o nome disto: leitura fundamentalista seletiva instrumentalizada. Aproveitar coincidências para manipular consciências.

O texto bíblico não é para dizer em quem votar, quem é o melhor político. É para formar a consciência do povo de Deus na Fé e na Prática do Amor a Deus e ao Próximo.

Não serve para dizer nada sobre o Jair e o Haddad de hoje.

Se fosse usar a analogia, seria favorável ao que se opôs aos abusos de Salomão convocado por Deus do que ao que deus trinta cidades para seus trinta filhos.

 

Frei Sérgio Görgen ofm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s