Uncategorized

Eleito a base “Fake News”, Bolsonaro diz que índices de desemprego oficiais são “farsa” e vai mudá-los

Para Bolsonaro mentir não é problema, desde que as pessoas acreditem. Ontem decidiu que vai mexer nos índices que calculam o desemprego no Brasil. Estes índices seguem padrões usados no mundo todo. Mas se não bastasse, na mesma entrevista Bolsonaro aproveitou para atacar novamente o Bolsa Família. E olha que a matéria que reproduzo a seguir é de O Globo.

Bolsonaro diz que cálculo do desemprego é ‘farsa’ e demonstra desconhecimento

POR MÍRIAM LEITÃO

Bolsonaro em entrevista à "Band"Bolsonaro em entrevista à “Band” | Reprodução

O presidente eleito Jair Bolsonaro diz que vai mudar a fórmula de cálculo do desemprego do IBGE. Ao explicar por que, ele mostrou que está enganado sobre como o número é calculado.

— Vou querer que a metodologia para dar o número de desempregados seja alterada no Brasil. O que está aí é uma farsa. Quem recebe Bolsa Família é tido como empregado, quem não procura há mais de um ano é tido como empregado, quem recebe seguro-desemprego é tido como empregado. Nós temos que ter uma taxa não de desempregados, mas uma taxa de empregados no Brasil.

Não é verdade que quem recebe Bolsa Família é tido como “empregado”. O conceito é mundial, recomendado pela Organização Internacional do Trabalho. É considerado desempregado quem procura por uma ocupação e não a encontra. A pessoa pode receber o Bolsa Família e estar a procura de um trabalho. O mesmo vale para quem recebe o seguro-desemprego. Já a pessoa que desistiu de procurar realmente não conta como desempregada, mas o IBGE calcula também o tamanho desse grupo. Ela passa para a estatística como desalentada. Atualmente são 4,8 milhões de pessoas nessa situação, um número recorde. O IBGE também já calcula uma “taxa de empregados”. Entre as pessoas em idade de trabalhar, 54,4% estavam ocupadas no terceiro trimestre, mesmo nível de um ano antes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s