Agricultura

Senador Paim alerta para uso descontrolado de agrotóxicos no Brasil e no Rio Grande do Sul

O senador Paulo Paim (PT-RS) fez nesta segunda-feira (18) em Plenário um alerta sobre o elevado uso de agrotóxicos no Brasil. Ele destacou a morte de mais de meio bilhão de abelhas no Rio Grande do Sul, somente nos últimos três meses, como consequência do uso desenfreado de defensivos pelo setor produtivo. A morte de abelhas tem efeitos não só sobre a apicultura, mas sobre a produção de alimentos e todo o ecossistema. Como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), Paim informou que aprofundará o debate sobre o assunto.

— O Brasil, no ano de 2013, consumiu 1 bilhão de litros de agrotóxicos. Isso representa, para os que estão nos assistindo, uma cota per capita de 5 litros por pessoa, 5 litros, só em 2013. São usados no país 14 tipos de agrotóxicos nocivos à saúde, produtos que são banidos no resto do mundo. Aqui é liberado. O alerta vem neste sentido: como fica a vida, seja a floresta, sejam os peixes, sejam os animais, sejam os seres humanos? — disse o senador.
Paim observou ainda que impacto ambiental causado pelo elevado uso de agrotóxicos resulta também em impacto social e econômico. Ele pediu esforço dos ministérios e órgãos responsáveis pelo controle, fiscalização e punição pelos excessos de uso de defensivos, iniciativas alternativas que sejam menos nocivas ao meio ambiente e à vida. Para ele, é fundamental que sejam revistas as regras de concessões de registros que levam à morte.
Agência Senado 

Leia outros artigos sobre o tema, clicando nos links a seguir:


Ao contrário do prometido, transgênicos trouxeram aumento do uso de agrotóxicos

Brasil envenenado: Indústria usa cães Beagle como cobaias para testar novos agrotóxicos a pedido da ANVISA do Governo Bolsonaro

Agrotóxicos deixam rastro de câncer e morte em São Paulo e no Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s