Uncategorized

Brasil Colônia: Hoje, Câmara convalida o controle de Alcântara para os Estados Unidos

A partir do artigo 2º, o acordo transfere para autoridades americanas o controle sobre território nacional, a base de Alcântara.

Por Luis Nassif  no GGN

Bolsonaro batendo continência para John Bolt

Hoje, às 15 horas, estará na pauta da reunião extraordinária da CREDN (Comissão de Relações Internacionais e Defesa Nacional) o Acordo entre Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Salvaguardas Tecnológicas Relacionadas à Participação dos Estados Unidos da América nos Lançamentos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara.

Já recebeu parecer favorável da comissão.

A partir do artigo 2º, o acordo transfere para autoridades americanas o controle sobre território nacional, a base de Alcântara.

“Em qualquer Atividade de Lançamento de foguetes e satélites nane-americanos, as Partes tomarão todas as medidas necessárias para assegurar que os Participantes Norte-americanos, em conjunto com autoridades brasileiras, mantenham o controle sobre os Veículos de Lançamento, Espaçonaves, Equipamentos Afins e Dados Técnicos, a menos que de outra forma autorizado pelo Governo dos Estados Unidos da América.

Para tal finalidade, o Governo da República Federativa do Brasil manterá disponível no Centro de Lançamento de Alcântara áreas restritas para o processamento, montagem, conexão e lançamento dos Veículos de Lançamento e Espaçonaves por Licenciados Norte-americanos e permitirá que pessoas autorizadas pelo Governo dos Estados Unidos da América controlem, conjuntamente com pessoas autorizadas pelo Governo da República Federativa do Brasil, o acesso a essas áreas”.

Em todos os demais pontos, confere-se às autoriodades americanas o pleno controle do pedaço. O “em conjunto com autoridades brasileiras” é apenas uma forma de amenizar as concessões. Afinal, a mais alta autoridades brasileira bate continência para a bandeira americana. E não apenas para ela, mas também para John Bolt, mero conselheiro de Segurança da Casa Branca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s