Uncategorized

Menino de 2 anos morre ao cair de Ônibus…sem cobrador

“Se tivesse trocador, teria visto que a mulher teria caído e isso não teria acontecido”, lamentou Heverton Pereira, morador que viu acontecer.

A matéria original é da Globo Minas Gerais9 , que publico logo após meu comentário abaixo:

“Trocador”é o que em Porto Alegre chamamos de “Cobrador” de ônibus. O caso aconteceu em Belo Horizonte como noticía o G1 mineiro. Também informa que aos domingos e feriados a Lei de Belo Horizonte autoriza ônibus a trafegarem sem Cobrador.

Cobrador é o auxiliar do Motorista. Ele faz parte da tripulação do veículo e tem várias funções além de ser “cobrador”.

Com o desenvolvimento tecnológico e com a busca incessante pelo lucro, as empresas vão trocando pessoas por máquinas e equipamentos. É a tal “bilhetagem eletrônica” que Marchezan quer fazer em Porto Alegre para acabar com a função de Cobrador.

Mas a máquina de bilhetagem eletrônica não substitui as funções de auxiliar do motorista que o Cobrador faz.

A matéria a seguir, do G1, é esclarecedora do que pode acontecer quando um gestor como Marchezan faz leis que visam só beneficiar as empresas sem olhar o mal que isto pode provocar pra quem depende de um Serviço Público como o Transporte Coletivo.

Em Porto Alegre mais de 3 mil Cobradores, auxiliares dos motoristas, de ônibus podem ser demitidos e substituídos por maquininhas que não verão nem o desembarque de mães com filhos no colo, nem auxiliarão cadeirantes a descer do ônibus, nem darão informações e apoio que os usuários precisarem.

Segue a Matéria do G 1:

Menino de 2 anos cai do colo da mãe quando desembarcavam de ônibus e morre atropelado, em BH

Menino de 2 anos cai do colo da mãe quando desembarcavam de ônibus e morre atropelado, em BHA mãe da criança, que também caiu após agarrar a perna na porta do veículo, chegou a ser arrastada por alguns metros. Segundo a PM, motorista não teria visto e parou depois de ter sido avisado por testemunhas.

Ônibus passou por cima da criança, que não resistiu aos ferimentos — Foto: Camila Falabela/ TV GloboAssistir vídeo na página original

Menino cai do colo da mãe quando desembarcavam de ônibus e morre atropelado em BHUma criança de quase dois anos morreu neste domingo (24) após cair do colo da mãe e ser atropelada por um ônibus no bairro Céu Azul, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte. Os dois desembarcavam do coletivo quando ocorreu o acidente.Segundo a Polícia Militar, o ônibus da linha 608, que faz o itinerário Nova Pampulha até Venda Nova, parou em um ponto na rua Rua Padre Paulo Regolio para embarque e desembarque de passageiros.A mulher, que estava com a criança de dois anos no colo, descia do coletivo e se desequilibrou após o pé dela agarrar na porta do veículo. O menino acabou sendo arremessado no asfalto. Segundo a polícia, o motorista arrancou o ônibus sem que ela conseguisse se soltar. Ele não teria visto o ocorrido e chegou a arrastá-lo por poucos metros.Ainda de acordo com a PM, o veículo passou por cima da criança. Ela não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O menino faria 2 anos no próximo dia 12 de dezembro.O servente e morador do bairro Heverton Pereira disse que viu tudo. Ele fez sinal para o motorista parar. “Se tivesse trocador, teria visto que a mulher teria caído e isso não teria acontecido”, lamentou.A Prefeitura de BH disse, em uma primeira nota, que “a lei faculta a ausência do agente de bordo nos domingos e feriados”. Em uma segunda nota, acrescentou que “lamenta o ocorrido e investigará, junto com a Polícia, as causas do acidente para punir os responsáveis”.

Multidão se aglomerou no local do acidente; clima era de comoção — Foto: Camila Falabela/ TV Globo

Um pensamento sobre “Menino de 2 anos morre ao cair de Ônibus…sem cobrador

  1. Pingback: #Vida no ônibus. Se tivesse cobrador. | DVH Advogados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s