Uncategorized

Senador Paim apresenta Relatório favorável ao fim do Auxilio Moradia para Senadores e Deputados

Da Agência Senado

O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou relatório favorável ao fim do auxílio-moradia para deputados e senadores
Edilson Rodrigues/Agência Senado‹

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 222/2019, que impede pagamento de auxílio, ajuda ou qualquer outra forma de retribuição a título de reembolso de despesas efetuadas com moradia a senador, deputado federal, estadual, distrital e vereador. A matéria segue para Plenário para votação em dois turnos.

De autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que acatou a Sugestão Legislativa (SUG) 30/2017, oriunda da Ideia Legislativa 80.429/2017, formulada no âmbito do Portal e-Cidadania do Senado, sob o título de “Fim do auxílio moradia para deputados, juízes e senadores”. A iniciativa recebeu o apoio de mais de 140 mil cidadãos.

O relator da matéria na CCJ, senador Paulo Paim (PT-RS), apresentou relatório favorável, para que a sugestão seja transformada em Emenda Constitucional, já que o texto modifica o Art. 39 da Constituição. Para ele, a proposta de iniciativa popular chega ao Parlamento num momento de grave recessão, que atinge a todos os cidadãos, afetando principalmente os mais pobres. Segundo Paim, é chegada a hora de os congressistas enfrentarem questões como esta, que incomodam a sociedade.

“O pagamento do auxílio-moradia, assim como o pagamento do auxílio-mudança e até mesmo a cessão de imóveis funcionais, se algum dia foram, certamente hoje não são mais legítimos, morais e probos, notadamente diante da austeridade no uso do dinheiro público que a situação do país exige. Os referidos auxílios são dissociados do interesse público, constituindo-se em práticas muito próximas do patrimonialismo, no qual os recursos públicos são utilizados em benefício de poucos e já bem aquinhoados cidadãos da elite brasileira, como se fossem seus e não de todo o corpo social”, afirmou o senador.

O relator observa que a população passa por um momento de sacríficos, com os ajustes fiscais impostos pelo governo federal e a reforma da Previdência, recentemente aprovada no Congresso. Para ele, as autoridades da República devem fazer como a maioria dos cidadãos, dispondo de parte do seu salário para arcar com os custos da sua moradia.

“Não há como continuar a defender que autoridades dos níveis mais altos dos Poderes da República, muito bem remuneradas e que usufruem de inúmeras facilidades e benesses pagas com os tributos originados do suor do rosto de todos os brasileiros, continuem a receber, além de seus subsídios, qualquer valor para residir onde devem exercer a sua atividade profissional, como qualquer brasileiro deve fazer”, argumenta Paim.

4 pensamentos sobre “Senador Paim apresenta Relatório favorável ao fim do Auxilio Moradia para Senadores e Deputados

  1. Bom dia mestre
    Posso confiar em você?
    Trabalho na Rede de hospitais São Camilo em Sp, você já deve ter ouvido falar, tem filiais e presta serviços em varias prefeitura do Brasil, pois bem, dizem que é uma entidade “sem fins lucrativos” uma tremenda mentira, trabalho no depto de faturamento á 10 anos e todos os meses temos metas a atingir, se não tem fins lucrativos pra que essa meta ?
    Faturam muito e oferecem muito pouco “quase nada” para os seus colaboradores, plano de saúde péssimo, contribuímos quando utilizamos com a tal taxa de (co-participacao), não podemos utilizar as unidades hospitalares da rede, refeições servidas pra nós de pessima qualidade, não recebemos PLR, não há um crescimento profissional lá dentro, não recebemos horas extras, somenteomente banco de horas e por aí vai.
    Eles lucram muito e não repartem conosco
    Quando colocamos a empresa na justiça por algum motivo, eles compram advogados, juízes e sempre ganham.
    Por favor amigo, gênio do jornalismo escreva algo sobre isso!

    Curtir

    • Publicando teu comentário aqui. Posso transformar num post. Mas aí preciso que tu me autorizes a fazer isto. É mando pra uns parceiros de SP darem uma olhada

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s