
O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou relatório favorável ao fim do auxílio-moradia para deputados e senadores
Edilson Rodrigues/Agência Senado‹
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 222/2019, que impede pagamento de auxílio, ajuda ou qualquer outra forma de retribuição a título de reembolso de despesas efetuadas com moradia a senador, deputado federal, estadual, distrital e vereador. A matéria segue para Plenário para votação em dois turnos.
De autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que acatou a Sugestão Legislativa (SUG) 30/2017, oriunda da Ideia Legislativa 80.429/2017, formulada no âmbito do Portal e-Cidadania do Senado, sob o título de “Fim do auxílio moradia para deputados, juízes e senadores”. A iniciativa recebeu o apoio de mais de 140 mil cidadãos.
O relator da matéria na CCJ, senador Paulo Paim (PT-RS), apresentou relatório favorável, para que a sugestão seja transformada em Emenda Constitucional, já que o texto modifica o Art. 39 da Constituição. Para ele, a proposta de iniciativa popular chega ao Parlamento num momento de grave recessão, que atinge a todos os cidadãos, afetando principalmente os mais pobres. Segundo Paim, é chegada a hora de os congressistas enfrentarem questões como esta, que incomodam a sociedade.
“O pagamento do auxílio-moradia, assim como o pagamento do auxílio-mudança e até mesmo a cessão de imóveis funcionais, se algum dia foram, certamente hoje não são mais legítimos, morais e probos, notadamente diante da austeridade no uso do dinheiro público que a situação do país exige. Os referidos auxílios são dissociados do interesse público, constituindo-se em práticas muito próximas do patrimonialismo, no qual os recursos públicos são utilizados em benefício de poucos e já bem aquinhoados cidadãos da elite brasileira, como se fossem seus e não de todo o corpo social”, afirmou o senador.
O relator observa que a população passa por um momento de sacríficos, com os ajustes fiscais impostos pelo governo federal e a reforma da Previdência, recentemente aprovada no Congresso. Para ele, as autoridades da República devem fazer como a maioria dos cidadãos, dispondo de parte do seu salário para arcar com os custos da sua moradia.
“Não há como continuar a defender que autoridades dos níveis mais altos dos Poderes da República, muito bem remuneradas e que usufruem de inúmeras facilidades e benesses pagas com os tributos originados do suor do rosto de todos os brasileiros, continuem a receber, além de seus subsídios, qualquer valor para residir onde devem exercer a sua atividade profissional, como qualquer brasileiro deve fazer”, argumenta Paim.
Pingback: Senador Paim apresenta Relatório favorável ao fim do Auxilio Moradia para Senadores e Deputados — Luíz Müller Blog | Gustavo Horta
Bom dia mestre
Posso confiar em você?
Trabalho na Rede de hospitais São Camilo em Sp, você já deve ter ouvido falar, tem filiais e presta serviços em varias prefeitura do Brasil, pois bem, dizem que é uma entidade “sem fins lucrativos” uma tremenda mentira, trabalho no depto de faturamento á 10 anos e todos os meses temos metas a atingir, se não tem fins lucrativos pra que essa meta ?
Faturam muito e oferecem muito pouco “quase nada” para os seus colaboradores, plano de saúde péssimo, contribuímos quando utilizamos com a tal taxa de (co-participacao), não podemos utilizar as unidades hospitalares da rede, refeições servidas pra nós de pessima qualidade, não recebemos PLR, não há um crescimento profissional lá dentro, não recebemos horas extras, somenteomente banco de horas e por aí vai.
Eles lucram muito e não repartem conosco
Quando colocamos a empresa na justiça por algum motivo, eles compram advogados, juízes e sempre ganham.
Por favor amigo, gênio do jornalismo escreva algo sobre isso!
CurtirCurtir
Publicando teu comentário aqui. Posso transformar num post. Mas aí preciso que tu me autorizes a fazer isto. É mando pra uns parceiros de SP darem uma olhada
CurtirCurtir
Senador o salário dos aposentados a cima do salário mínimo o senhor sabe que está defasado,quando o senhor tentar acertar isso para nós,porque o senador é nossa esperança.
CurtirCurtir
Muoto bom, mais ainda e necessário estander, a todos do poder judiciário, tambem…
Paulo Paim seu dos milhões de cidados que admiram o seu trabalho e seus posicionamentos…..
CurtirCurtir
Tem que ser pra todos e não só deputados e senadores.
E as residências de presidente da Câmara e Senado. Vamos acabar com elas também.
CurtirCurtir
Obviamente que essa proposta é salutar para todos. Aos poderes constituídos que aprovarem essa proposta meus sinceros votos de confiança.
CurtirCurtir
Excelente idéia, ninguém deve ter privilégios em um país de tanta miséria e desigualdade.
CurtirCurtir
Se faz justiça,com atual situação da maioria do povo brasileiro,se tratava de uma pouca vergonha,com altos salário não tem necessidade,e tem mais benefícios a serem revistos em outras áreas,como militares.
CurtirCurtir
Do escombros do que sobrou do PT acho ele o que sempre foi coerente em defesa efetiva dos trabalhadores em geral e pena que o PT nunca deu chance para ele ser liderança nacional para algo mais. Ele poderia até ser um novo Brizola.
https://luizmuller.com/2019/12/16/senador-paim-apresenta-relatorio-favoravel-ao-fim-do-auxilio-moradia-para-senadores-e-deputados/?fbclid=IwAR2shxFKEk-d5h5G7s6rTXO3gSiQnC7VwEIzB2USraY0IGEwm1kiWliK4TM
CurtirCurtir
Prof. Hélio Couto Desmascarando Adam Smith. Vídeo ótimo – Detonando bíblia do capitalismo ideologia ou fundamentalismo tanto quanto as ideologias religiosas e políticas com seus vaticanos e doutores da lei impondo verdades absolutas de cima para baixo ignorando as ciências, a história, a filosofia e as leis do Deus real explicado e comprovado pela física quântica como aborda o Hélio Couto, Amit Goswami e outro.
CurtirCurtir
Povão quer Pintão e foge de pensar e quer figuras castradoras, repressivas e autoritárias e pastores fazem a festa e Brasil acabou!
https://www.linkedin.com/pulse/povão-quer-pintão-e-foge-de-pensar-figuras-pastores-fazem-garrucino/?published=t
CurtirCurtir
Sem mudanças radicais regime dos partidos acabou e votos nulo, em branco e abstenções serão maioria afora riscos militares e econômicos
https://www.linkedin.com/pulse/sem-mudanças-radicais-regime-dos-partidos-acabou-e-votos-garrucino/
CurtirCurtir
Não apoio do PT e Lula ao Ciro revela que fizeram jogo dos militares, CIA e mercado como em 89 e no golpe contra Collor traindo Brizola e trabalhismo histórico de antes do golpe de 64 e ditadura continua…Duplo Expresso e conjuntura grave.
https://www.linkedin.com/pulse/n%25C3%25A3o-apoio-do-pt-e-lula-ao-ciro-revela-que-fizeram-jogo-garrucino/?fbclid=IwAR0qC3RY4FJLjOGUo2lYlQraM2r3Nv0njeIoxX1LtVCIgaxyP9Z4agsJbMw
CurtirCurtir
PSDB e PT filhotes da UDN das elites golpistas e 56 anos do golpe de 64 e ditadura continua ?
https://www.linkedin.com/pulse/psdb-e-pt-filhotes-da-udn-das-elites-golpistas-56-anos-garrucino/?published=t
CurtirCurtir
Revolução na Islândia – Falta sociedade brasileira despertar para democracia efetiva e fazer revolução pacífica e determinada como vem fazendo povo da Islândia faz tempo auditando de forma independente a dívida pública e prendendo ou colocando para correr banqueiros saqueando o Estado e a vida pública, e subvertendo a democracia efetiva do ponto de vista da maioria dos cidadãos, privilegiando apenas os lucros privados dos 1% mais ricos do planeta, na atual ditadura fascista, nazista neoliberal capetalista medieval fundamentalista gerando os males que ainda vemos como fome e miséria, favelas e periferias, crimes e violência, corrupção, exclusão, injustiça, falta de qualidade na saúde, educação, segurança, transportes, etc., estupros, sequestros, exploração dos seres humanos e do meio ambiente…
CurtirCurtir
Parabéns pelo projeto tomare q passe
CurtirCurtir
Eis aí um Senador do PT que tem o meu respeito, além de relatar o fim dessa desonra para nos brasileiros ainda tem uma vida pregressa politicamente falando de muito trabalho em prol do Brasil.
CurtirCurtir