Uncategorized

CoronaVírus(Dia 9/08): Com 17.800 casos e já quase mil mortos, taxa de letalidade é de 5,3%

RI Rio de Janeiro (RJ) 09/04/2020 - Pandemia de coronavírus : calçada cheia na rua Siqueira Campos, em Copacabana.Foto de Gabriel de Paiva/ Agência O Globo Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
RI Rio de Janeiro (RJ) 09/04/2020 – Pandemia de coronavírus : calçada cheia na rua Siqueira Campos, em Copacabana.Foto de Gabriel de Paiva/ Agência O Globo Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

Sub notificação não só de casos, mas provavelmente de mortes, já que houveram muitas mortes por “problemas respiratórios” nos últimos dias e ainda sem termos chegado a fatídica falta de leitos que esta acontecendo nos EUA e já aconteceu em países Europeus, a taxa de letalidade do CoronaVírus chega em 5,3%. São os dados mostrados pela sintética matéria de O GLOBO que publico a seguir:

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 17.857 e o total de mortes chega a 941. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira. No último balanço do governo, na quarta-feira, o total de infectados chegava a 15.927, com 800 mortes confirmadas.

A taxa de letalidade, relação entre o número de casos e o número de mortes, cresceu mais uma vez no balanço de hoje, passando para 5,3%. Ontem, esse índice era 5%. (Até aqui a sucinta matéria de O Globo)

O assustador é constatar que o Governo Federal, que deveria assumir a coordenação das ações, prefere a exposição propiciada e incentivada pela mídia, com o Presidente e o Ministro da Saúde fazendo declarações contraditórias entre si, mas juntos executando praticamente nada, como fica claro pela denúncia de Governadores e Prefeitos que reclamam pelos recursos discursados em entrevistas do Ministro e em Lives do Presidente, mas que não aparecem onde o povo mora e onde não há testes, onde os leitos e os respiradores farão falta daqui a poucos dias.

A ação do CONSÓRCIO NORDESTE, composta pelos Governadores de 9 Estados parece ser uma luz de organização estratégica de Combate ao Vírus, coisa que falta ao Poder Central e faz com que No Sul e no Sudeste Governadores isolados e Prefeitos tomem decisões assimétricas, muitas vezes movidos pelo Mapa Eleitoral e não pela necessidade cada vez maior da Quarentena para evitar mortes.

É tempo de Salvar vidas, e para tanto é necessário abrir os cofres do Estado para liberar dinheiro a Saúde e Fortalecer o SUS – um dos melhores Sistemas de Saúde do Mundo, que esta no entanto a mercê de um Ministro que quer acabar com ele, mas que ganha a mídia diariamente para falar,falar…coisas que não tem consequência nos dias seguintes, como é o caso da compra de equipamentos necessários para o Combate .

5,3% é a média de letalidade por aqui. A julgar pela previsão do Ministro, de que 50% da população (105 milhões) será contaminada pelo Vírus, o número de mortos no Brasil poderá sim chegar próximo do que mostrava Estudo um Estudo de pesquisadores de Oxford publicado na Semana passada.

Com o Governo Central brigando e com Governador e Prefeito “afrouxando” a quarentena e com o povo já voltando a sair as ruas por achar que os números não seriam assim tão assustadores, é bem provável que em alguns lugares do Brasil cheguemos a situações como as do Equador ou até mesmo da Itália e Espanha, onde corpos se empilham em necrotérios e os coveiros não dão conta de abrir covas na velocidade em que pessoas morrem.

Será que os brasileiros acordarão do trágico pesadelo em que se meteram ao caírem nas lorotas que originaram o Golpe de 2016? Ou aceitarão que a democracia seja ainda mais dilapidada durante a tragédia do CoronaVírus? A ver.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s