Uncategorized

Ricardo Salles aproveita pandemia e “passa boiada” no Projeto Tamar

Ministro do Meio Ambiente do governo Jair Bolsonaro desativa três bases do programa de conservação de tartarugasJair Bolsonaro e Ricardo Salles (Foto: Allan Santos/PR)

Na Revista Fórum

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, parece estar seguindo o seu plano de “passar a boiada”. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), subordinado ao ministério, extinguiu três bases avançadas do Projeto Tamar, de conservação de tartarugas marinhas, em Camaçari (BA), Parnamirim (RN) e Pirambu (SE).

A portaria determina que as bases avançadas dos centros nacionais de pesquisa e conservação, o que não inclui somente o Tamar, seguirão ativas apenas se houver comprovação da necessidade de ações de pesquisa e conservação conduzidas durante todo o período do ano.PUBLICIDADE 

Essa necessidade deverá ser comprovada por meio dos projetos de pesquisa ou de conservação e de planos de trabalho, que precisam ser aprovados pela Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio.

A unidade de Sergipe foi a primeira unidade do Tamar no país.

Na fatídica reunião de 22 de abril, Salles afirmou que o governo deveria aproveitar que a imprensa está ocupada com a cobertura do coronavírus e “ir passando a boiada”, no sentido de enfraquecer a legislação de proteção ambiental.

Os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jaques Wagner (PT-BA) fizeram uma representação ao Ministério Público Federal e também apresentaram uma notícia crime à Procuradoria-Geral da República para que Salles seja investigado e afastado do cargo.

A gravação da reunião foi divulgada em inquérito do Supremo Tribunal Federal que apura a interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal para ter benefício particular.

Com informações do colunista Guilherme Amado, da revista Época

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s