Uncategorized

Prenderam o Policial que matou Guilherme. E daí? E a estrutura policial estatal que permite que policiais matem pobres e pretos inocentes? (Vídeo)

Os números são alarmantes. A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. Grande parte destas mortes são provocadas por agentes do Estado, representados pela Polícia Militar. (No link, artigo da Fundação Rosa Luxemburgo sobre o tema)

Segue vídeo notícia de que o Policial que matou o adolescente negro Gabriel foi preso “temporariamente”.

O dito policial deve ser condenado por seu ato. Assim como todos que assassinam pessoas inocentes devem ser condenados.

Mas por 70% dos que são mortos pela polícia são negros, jovens e pobres?

Estamos falando de das PMs. Elas tem estrutura hierárquica rígida. Quando o soldado “da ponta” desobedece uma ordem, tem sanções e até a exclusão da “Força Policial Militar armada” a que ele esta ligado. E não estou falando de longos processos judicias em tribunais militares obscuros pra população. Estou falando do cumprimento da hierarquia. Ou seja, a Estrutura das polícias, e portanto os dirigentes superiores destas instâncias deveriam ter sanções, já que matar negros, pobres e jovens parece ser uma “pandemia”, ou seria uma endemia brasileira? Em São Paulo, em 2019, 64% das mortes provocadas pela polícia, foram de negros e “pardos”. E se formos descer as Polícias dos demais Estados, os números não serão muito diferentes.

Tem algo errado com a estrutura. Então, condenem-se os indivíduos que assassinaram inocentes. Mas que se modifique a estrutura e se mude a cultura, para que este indivíduo não se sinta encorajado a matar gente, não por que seja “bandido”, mas por que é negro.

É assustador como no Brasil a morte de pobres e pretos vira só um gigantesco número nas estatísticas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s