“Saio da Vida para entrar na história” escreveu Getúlio Vargas na sua “Carta Testamento”. E entrou como Líder que levou o Brasil a fazer a transição de uma nação colonizada para uma Nação Industrializada. Criou a PETROBRAS, A ELETROBRAS, BNDES, Companhia Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce e o SENAI E SENAC para Ensino Técnico Profissional. E foi o 1º Presidente a se preocupar em regular o trabalho para impedir a super exploração do trabalhador, por isto criou a CLT.
Não há como negar no entanto o caráter nacionalista e desenvolvimentista de seu governo e nem negar o valor de seu gesto final, que impediu naquele longínquo 1954 que o Brasil se transformasse já lá no que querem transformá-lo agora, uma Colônia serviçal do Império.
Com os direitos dos trabalhadores sendo liquidados e com as nossas grandes Empresas sendo entregues a preços vis ao capital financeiro por Paulo Guedes, depois de terem sido alçadas novamente a grandes empresas do mundo a época dos Governos Dilma e Lula, é bom lembrar deste que “deu sua vida e seu sangue pelo Brasil, como escreve o Senador Paulo Paim no excelente e sucinto artigo que publico a seguir:

Getúlio Eterno
A célebre frase de Osvaldo Aranha continua mais viva do que nunca: ‘Getúlio. Quando se quiser escrever a História do Brasil, queiram ou não, tem-se de molhar a pena no sangue do Rio Grande do Sul, e ainda hoje, quem quiser escrever e descrever o futuro do Brasil terá de molhar a pena no sangue do teu coração’.
Todos nós, que sonhamos e acreditamos que é possível termos um país com direitos e oportunidades iguais para todos, temos a obrigação de reavivar diariamente o legado deixado por Getúlio Vargas.
Por sua decisão foram criados a Petrobras, a Eletrobrás, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (atual BNDES), a CSN, a Companhia Vale do Rio Doce, o Ministério do Trabalho.
Com Vargas no poder, o país conheceu a Justiça do Trabalho, a Previdência Social, a Carteira de Trabalho, a CLT, o salário mínimo, as férias anuais, o descanso semanal remunerado e tantos outros benefícios.
O crescimento econômico do país exigia trabalhadores capacitados, e Getúlio negociou com os empresários a criação do Senai e do Senac, destinados a formar mão de obra para a indústria e para o comércio. Nascia, assim, o ensino técnico profissionalizante.
Também são dessa época as primeiras universidades brasileiras dignas desse nome. Foi Vargas quem criou a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Porto Alegre (em 1934), a Universidade do Brasil (1937) e a PUC (1940).
Vargas lutou para que o Brasil se tornasse uma grande nação. Ele queria que o povo brasileiro fosse protagonista da sua própria história. Ele deu a sua vida em defesa da sua gente. Viva Getúlio Dornelles Vargas! Eterno no coração do povo brasileiro.
Paulo Paim
Reproduzo a seguir um Emocionante Vídeo de 1 minuto e meio onde Paim dava seu depoimento emocionado sobre o que representou Getúlio em Sua Vida: