economia/Mundo

China e Europa selam acordo comercial de alto impacto global

Depois de sete anos de negociação, China e Europa selaram na terça, a dois dias do fim do ano, um amplo acordo de investimentos de impacto global: empresas europeias terão amplo acesso ao mercado chinês e vice-versa

(Foto: Damir Sagolj/REUTERS)

A China e União Europeia fecharam um acordo de investimentos que estava em negociação havia mais de sete anos. O  Acordo Abrangente de Investimentos, assinado na terça-feira (29), a dois dias do fim de 2020, tem alto impacto econômico e  geopolítico. Em resumo, o pacto facilita o acesso de empresas europeias ao mercado chinês e vice-versa.O pacto é uma vitória de Angela Merkel, que administrou suspeição e resistência de europeus em relação à China, informa Tatiana Prazeres na Folha de S.Paulo. Tratava-se de uma prioridade da Alemanha, que preside o Conselho da União Europeia até 31 de dezembro.

“O entendimento é uma conquista para empresas europeias com interesses na China. As maiores beneficiárias são as alemãs, pioneiras no mercado chinês e hoje com vínculos sólidos no país. Na outra ponta, beneficiam-se países europeus interessados em investimentos chineses” – avalia Prazeres.

A China também ganha com o acordo, segundo a advogada especializada em Relações Internacionais, que foi conselheira sênior na direção-geral da OMC.  A China, escreveu ela, “soube aproveitar a janela de oportunidade que estava se fechando. A partir de janeiro, não haverá mais o impulso alemão à frente do Conselho e, sobretudo, a relação transatlântica mudará com Joe Biden nos EUA”.

O acordo “gera incômodo nos EUA”, segundo Prazeres: “A menos de um mês da posse do novo presidente, muitos imaginavam que os europeus fossem se coordenar com os americanos antes de uma decisão como esta”.

Com Informações de Brasil 247

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s