CoronaVírus/Pesquisa/Rio Grande do Sul

Pedro Hallal receberá Medalha do Mérito Farroupilha no dia 6 de abril na Assembleia Legislativa do RS

A coragem, o conteúdo intelectual, o estímulo à democracia, a valorização e o respeito à ciência serão homenageados pela Assembleia Legislativa. Por indicação do deputado estadual Zé Nunes (PT), o Parlamento gaúcho homenageará o Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal para receber a maior honraria do Legislativo estadual, a Medalha do Mérito Farroupilha. A cerimônia virtual está marcada para às 13h30 de terça-feira (6), e será transmitida nas redes sociais do deputado. Está confirmada a presença do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.

Para Zé Nunes, que é agrônomo formado pela UFPel, o trabalho científico feito por Pelo Hallal, neste último período, fez dele uma liderança nacional com muito mérito, e nesta cerimônia, seu nome representa o trabalho forte na luta contra a pandemia de milhares de pessoas. “Pedro tem um trabalho reconhecido, e que representa várias pessoas que atuam ao lado dele. Representa todos àqueles que questionam e são retalhados pelos seus posicionamentos a favor da democracia e da comunidade acadêmica”, explicou.

Hallal recebe a indicação com emoção. “Num momento tão polarizado com o que vivemos, fico emocionado em ter o trabalho reconhecido com essa homenagem do Parlamento Gaúcho e do Estado do Rio Grande do Sul. Dedico essa medalha a todas as famílias gaúchas que estão em luto pela perda de familiares durante a pandemia de COVID-19. Somente juntos, e ouvindo a ciência, vencemos o coronavírus”. 

Quem é Pedro Hallal

Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal é brasileiro, natural de Pelotas – Rio Grande do Sul. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel (2000), mestrado em Epidemiologia pela UFPel (2002); doutorado em Epidemiologia pela UFPel (2005) e pós-doutor pelo Instituto de Saúde da Criança – University College of London – UCL, Londres -Inglaterra.

Atuou como Reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre os anos de 2017 e 2020, onde foi o mais jovem professor a conduzir uma instituição federal de Ensino Superior no país. É atualmente docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia.

Coordena o EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física. É um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É bolsista de produtividade 1A do CNPq. É editor-chefe do Journal of Physical Activity and Health.

Medalha Mérito Farroupilha

Maior honraria do Parlamento gaúcho, a Medalha do Mérito Farroupilha tem o objetivo de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Parlamento deste Estado. Limitada a uma unidade por deputado a cada Legislatura.

Um pensamento sobre “Pedro Hallal receberá Medalha do Mérito Farroupilha no dia 6 de abril na Assembleia Legislativa do RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s