Porto Alegre/privatização/transporte público

Tenho 20 anos na CARRIS, que a 149 anos transporta os Porto Alegrenses. Respeitem nossa História! (Por Nelto Gabriel Massocco)

São 20 anos de CARRIS.

Respeitem a minha história e minha memória.

Tenho 57 anos, santanense de nascimento, alvoraradense de criação e sapucaiense de coração.


Sai de Santana do livramento com 10 anos, chegando em alvorada na década de 70 e na década de 90 mudei para sapucaia do sul onde resido até hoje. sempre tive estas duas cidades como dormitórios pois, sempre trabalhei na capital.

E como todos os trabalhadores na minha condição sempre dependendi do transporte coletivo para me locomover.

Acompanho a precariedade do Transporte Público desde a época em que cheguei na grande Porto Alegre.

Acompanhei em 1989 a encampação no transporte coletivo de Porto Alegre promovida pelo grande Olívio Dutra prefeito na época,

A partir dali comecei a dar mais atenção ao gerenciamento do transporte coletivo e em especial a cia. Carris Porto alegrense que, começara a alçar voos altos diante das outras empresas mostrando que um transporte público podia sim, ser de qualidade, ter mais segurança, mais conforto, mais pontualidade.

Com um menor custo e atendendo as regiões mais distantes e mais gente de Porto Alegre com a mesma qualidade.

Era notório a olho nu a qualidade dos ônibus que ela apresentava, o serviço que prestava, a valorização dos seus colaboradores que, com orgulho exibiam o brasão da empresa .

E foi tudo isso que fez com que eu me apaixonasse e despertasse e em mim, um desejo de apenas um dia dirigir um de seus ônibus.

Tanto que, quando por mim passava um ônibus da Carris eu, parava e ficava olhando e sonhado com este dia até ele sumir na minha frente

Então, comecei a me preparar estudando para um dia prestar o concurso que era exigido para ingressar na cia.

Lembro que os testes eram muito rigorosos tanto prático quanto teórico pois, era exigido o ensino médio completo e experiência mínima de dois anos na função de motorista em veículo com 18 mil kilos ou mais .

Então, em 18/04/2001 meu sonho se realizou e não por apenas um dia porque hoje e com muito orgulho estou completando 20 anos de cia. Carris.

Falo com propriedade. Vivi os melhores tempos de vencedora que a empresa viveu, sendo exemplo de gestão para o Brasil e até mesmo para outros países recebendo visitas de empresários do Brasil e do exterior, para copiarem o modelo vencedor que fez a empresa ganhar muitos prêmios de qualidade, ISO, a mais lembrada entre outros

Mas, infelizmente acompanhei também o descontentamento do empresariado por conta das suas frustrações em estarem sendo analisados pela carris, criaram o movimento do “Porto Alegre Precisa Mudar”, criaram uma onda de fora PT, até conseguirem colocar José Fogaça na prefeitura e aí coisa começou a DEGRINGOLAR até chegar onde estamos hoje.

É com tristeza que vejo a empresa cambaleante, sucateada, os colaboradores descontentes, desvalorizados, sem ânimo mas, mesmo assim fazendo das tripas o coração para manter a empresa em pé.

Porém, mesmo cambaleante a carris continua provando que ela é que faz Porto Alegre funcionar neste momento de PANDEMIA onde tudo foi alterado.

O capital falou mais alto, empresários ABANDONARAM 20 linhas que, segundo eles, no momento são deficitárias .

A CARRIS cumpre seu papel de empresa pública, dá a mão ao povo como sempre fez e no que depender dos colaboradores e quando falo colaboradores, falo daqueles iguais a mim comprometidos com o que fazem que vêem a carris como a engrenagem principal para balizar o transporte coletivo para que um dia voltemos ao que éramos em décadas passadas.

É POR ISSO QUE AFIRMO, RESPEITEM A NOSSA HISTORIA os mais velhos sabem do estou falando e os mais novos, deviam conhecer a história é se juntar a nós por uma CARRIS 100% pública e BEM GERIDA.


Parabéns pra mim, parabéns aos que vieram antes de mim e coragem para os que chegaram depois, juntos sairemos dessa ameaça de privatização.

Pode ser uma imagem de texto que diz "CARRIS PORTO ΠΜΡΑΝ Y COMITÊ EM DEFESA CARRIS PÚBLICA ব DA A CARRIS É TUA, ÉNOSSA, É DE PORTO ALEGRE"

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s