América Latina/Mundo

Esquerda vence eleições constituintes no Chile e Irací Hassler é eleita 1ª Prefeita Comunista de Santiago do Chile

A esquerda e chapas chapas independentes garantem a maioria dos 155 assentos na Assembleia Constituinte, que irá redigir uma nova Carta Magna para substituir a atual, em vigor desde a ditadura de Augusto Pinochet.

As esquerdas avançaram também em Cidades importantes e elegeram pela Primeira vez membra do Partido Comunista Chileno para comandar a Capital Santiago:

Sobre a Prefeita Eleita, segue matéria Do Eco Republicano 

Irací Hassler

Pela primeira vez, o Partido Comunista ocupará a sede municipal de Santiago do Chile. Irací Hassler, membro do Partido Comunista (PC) e atual vereadora de Santiago do Chile, derrotou o atual prefeito Felipe Alessandri nas Eleições Municipais. Irací Hassler obteve uma vitória histórica para o PC com 38,85% dos votos contra 35,26% da direita.

A deputada Camila Vallejo foi uma das primeiras a dar os parabéns à futura autarca: «Agora posso ir dormir com calma e com outra grande alegria no coração. Minha parceira nas lutas de hoje será o Prefeita de Santiago! Irací Hassler res tremendo! Agora, para continuar dando tudo por um Santiago digno e democrático! #Constituent Mayor Chao Alessandri!

Da Espanha, a Terceira Vice-Presidente do Governo e Ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz,  parabenizou a futura prefeito: “Hoje se abre a esperança no Chile. O povo chileno inicia uma etapa, deixando para trás, definitivamente, a ditadura de Pinochet. Uma vitória das forças democráticas e progressistas que vão lançar as bases de um novo país. !! Parabéns !!  A força do feminismo é imparável também no Chile. As pesquisas deram papel de destaque a muitas mulheres corajosas, como Irací Hassler, a nova prefeita de Santiago. 

A Ministra da Igualdade, Irene Montero , também deu algumas palavras de parabéns a Hassler:  “O Chile está cheio de esperança. Resultados históricos para as forças progressistas que abrem um novo ciclo político com um municipalismo transformador e uma assembleia constituinte conjunta única no mundo. Um abraço especial a Irací Hassler e Daniel Jadue pelas vitórias ».

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s