Lula/Pesquisa

Pesquisa: Lula dispara com 49% e ganharia no 1º turno se eleição fosse hoje. Ele lidera também entre católicos e evangélicos.

Não há dúvida que Lula avança. Mas quanto mais avança, mais as elites e o “partido militar” tentarão criar a condição para uma “terceira via” que só terá alguma chance se derrubarem Bolsonaro antes. Por isto o esforço deles em agilizar agora um processo de impedimento de Bolsonaro, para tentar viabilizar uma outra “2ª via”. Eles querem colocar Mourão na Presidência para tentar acalmar os interesses e voltar aos ataques ao Lula e o que ele representa. É tempo de construir uma Frente Ampla com um Programa claro de Resgate da Dignidade do povo e da Soberania da Nação, que só é possível com Lula.

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva supera Bolsonaro em 26 pontos percentuais e estaria próximo de vencer em primeiro turno se as eleições presidenciais fossem hoje. Segundo pesquisa do instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), Lula lidera a preferência do eleitorado com 49%, enquanto Bolsonaro aparece com 23%. Ainda segundo a pesquisa, o ex-presidente já aparece com larga vantagem também entre os evangélicos, 43% a 32%, e entre os católicos, 52% a 20%.

De acordo com a pesquisa Ipec, além de Lula e Bolsonaro os demais nomes tidos como potenciais candidatos não ultrapassam dois dígitos. Por exemplo, Ciro Gomes (PDT), teria 7%; João Doria (PSDB), 5%; e o ex- ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3%.

A consulta foi feita presencialmente, com 2.002 eleitores, em 141 municípios, entre 17 e 21 de junho. Antes, portanto, de estourar o escândalo da compra superfaturada em mais de 1.000% da vacina indiana Covaxin. Antes, também, de Jair Bolsonaro perder covardemente a estribeira diante de uma jornalista em Guaratinguetá. E, ainda, de o presidente ter uma passagem humilhante pelo Rio Grande no Norte, ontem (24), onde chegou a pegar um menino no colo e arrancar-lhe a máscara. Veja vídeo, postado ontem pelo jornalista Lino Bocchini, no Twitter.

Além da menina que Bolsonaro incentivou a tirar a máscara no palco, aqui no caso desse menino, hoje no RN, ele próprio abaixa a máscara… pic.twitter.com/BkMdWvVflZ

Reprovação e rejeição

Entre o levantamento anterior e o atual, o Brasil superou 500 mil mortes pela covid-19. O movimento por Fora Bolsonaro realizou protestos gigantes em 29 de maio e em 19 de junho – e há mais um marcado para 24 de julho. E a CPI da Covid passou a levantar fortes indícios de crime de responsabilidade cometidos pelo governo federal.

A pesquisa Ipec traz ainda dados devastadores sobre a rejeição em alta do presidente Jair Bolsonaro, enquanto a de Lula está em baixa. Responderam que não votariam em Bolsonaro de jeito nenhum 62% dos entrevistados, ante 56% que tinham essa opinião no levantamento anterior, em fevereiro. Já o ex-presidente Lula, que tinha 44% de rejeição, agora tem 36%.

Isso porque o instituto verificou também um forte movimento de reprovação de Bolsonaro. De acordo dados do Ipec (instituto criado pela estatística Márcia Cavallari, ex-Ibope), 50% da população acha o governo ruim/péssimo (eram menos de 40% os que pensavam assim há quatro meses). Já o percentual dos que dizem que o governo Bolsonaro é ótimo/bom caiu de 31% para 23%.

O Ipec também apurou se o eleitor aprova ou desaprova a maneira de o presidente governar. Os que aprovam diminuíram de 38% para 30% desde fevereiro, enquanto a taxa de desaprovação foi de 58% para 66%. No Nordeste, 73% dos entrevistados desaprovam o governo Bolsonaro, que tem maior aprovação no Sul, 36%, mas com desaprovação também forte na região (59%). Além disso, caiu de 36% para 30% os que responderam confiar no presidente. Já os que desconfiam, que antes eram 61%, agora são 68%.

‘L’ de Lula

Durante passagem por Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte, para liberação de R$ 38 milhões necessários para conclusão da Barragem de Oiticica, que está com mais de 90% do serviço executado, Bolsonaro fez uma visita técnica ao local e pousou para fotos com os trabalhadores, que fizeram um “L” de Lula. Leia no site Saiba Mais.

Com informações do Estadão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s