Laura Sito torna-se a primeira mulher negra a presidir sessão na Câmara de Porto Alegre foi a manchete na grande mídia. Mas há que salientar também o papel de destaque das Vereadoras Petistas nas legislaturas dos últimos anos. Margarete Moraes em 2004, Maria Celeste em 2007 e Sofia Cavedon em 2011 completam o time de mulheres do PT que emplacaram a Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Não é pouca coisa em uma Casa que só teve uma outra mulher na Presidência em toda sua história.
Em anos anteriores a Presidência e a Direção da Câmara eram eleitos por um acordo que respeitava a proporcionalidade da casa, o que deu ao PT várias vezes a Presidência da Casa por um Ano inteiro, caso de Margarete Moraes, Maria Celeste e Sofia Cavedon.
Nesta legislatura, onde o Governo passou o rolo compressor de maioria que tem e impediu o direito da Oposição assumir a Presidência da Casa por um ano consecutivo. No entanto é deveras simbólico, que na ausência do vereador homem, Presidente da Casa, tenha sido Laura Sito a assumir a Presidência da Casa.
Parabéns Jovem Vereadora Laura Sito !
Segue matéria do Correio do Povo dando conta do fato!
Terceira-secretária, vereadora comandou os trabalhos durante na ausência do presidente

Este é o primeiro mandato de Laura | Foto: Lucas Leffa / CPabout:blank
Pela primeira vez em 248 anos de história, a Câmara de Porto Alegre teve uma mulher negra presidindo a sessão. Nesta quarta-feira, a vereadora Laura Sito (PT), terceira-secretária, comandou os trabalhos no legislativo da Capital na ausência do presidente Márcio Bins Ely (PT). “Uma mulher negra sentada na cadeira da presidência da Casa é ver a comunidade negra de nossa cidade ali representada. Alegria partilhar isso com a primeira bancada negra da Câmara”, comentou Laura, que está em seu primeiro mandato como parlamentar.
O fato inédito foi parabenizado pelos colegas em plenário: “É uma honra estar hoje, nessa Tribuna, sendo presidido pela primeira negra a estar dirigindo uma sessão na Câmara”, felicitou o vereador Clàudio Janta (Solidariedade). Também parabenizando Laura, a vereadora e ex-presidente da Casa Mônica Leal (PP) afirmou que “é sempre muito bom ver uma mulher no comando da sessão”.
Além de Laura, as vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos, do PCdoB, Karen Santos e o vereador Matheus Gomes, do PSol, constituem a bancada negra da Casa, sendo essa a legislatura com o maior número de parlamentares negros.
Antes delas, apenas a vereadora Teresa Franco (PTB), popularmente conhecida como Nega Diaba, havia sido eleita como titular na Câmara. De 1997 há 2000, ela e Saraí Soares foram as primeiras mulheres negras a assumirem a vereança em Porto Alegre.