Mulheres/Porto Alegre

1ª negra a Presidir sessão da Câmara de Vereadores, Laura Sito é a 4ª mulher do PT a ocupar o posto nos últimos anos

Laura Sito torna-se a primeira mulher negra a presidir sessão na Câmara de Porto Alegre foi a manchete na grande mídia. Mas há que salientar também o papel de destaque das Vereadoras Petistas nas legislaturas dos últimos anos. Margarete Moraes em 2004, Maria Celeste em 2007 e Sofia Cavedon em 2011 completam o time de mulheres do PT que emplacaram a Presidência da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Não é pouca coisa em uma Casa que só teve uma outra mulher na Presidência em toda sua história.

Em anos anteriores a Presidência e a Direção da Câmara eram eleitos por um acordo que respeitava a proporcionalidade da casa, o que deu ao PT várias vezes a Presidência da Casa por um Ano inteiro, caso de Margarete Moraes, Maria Celeste e Sofia Cavedon.

Nesta legislatura, onde o Governo passou o rolo compressor de maioria que tem e impediu o direito da Oposição assumir a Presidência da Casa por um ano consecutivo. No entanto é deveras simbólico, que na ausência do vereador homem, Presidente da Casa, tenha sido Laura Sito a assumir a Presidência da Casa.

Parabéns Jovem Vereadora Laura Sito !

Segue matéria do Correio do Povo dando conta do fato!

Terceira-secretária, vereadora comandou os trabalhos durante na ausência do presidente

Este é o primeiro mandato de Laura

Este é o primeiro mandato de Laura | Foto: Lucas Leffa / CPabout:blank

Pela primeira vez em 248 anos de história, a Câmara de Porto Alegre teve uma mulher negra presidindo a sessão. Nesta quarta-feira, a vereadora Laura Sito (PT), terceira-secretária, comandou os trabalhos no legislativo da Capital na ausência do presidente Márcio Bins Ely (PT). “Uma mulher negra sentada na cadeira da presidência da Casa é ver a comunidade negra de nossa cidade ali representada. Alegria partilhar isso com a primeira bancada negra da Câmara”, comentou Laura, que está em seu primeiro mandato como parlamentar. 

O fato inédito foi parabenizado pelos colegas em plenário: “É uma honra estar hoje, nessa Tribuna, sendo presidido pela primeira negra a estar dirigindo uma sessão na Câmara”, felicitou o vereador Clàudio Janta (Solidariedade). Também parabenizando Laura, a vereadora e ex-presidente da Casa Mônica Leal (PP) afirmou que “é sempre muito bom ver uma mulher no comando da sessão”.

Além de Laura, as vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos, do PCdoB, Karen Santos e o vereador Matheus Gomes, do PSol, constituem a bancada negra da Casa, sendo essa a legislatura com o maior número de parlamentares negros.

Antes delas, apenas a vereadora Teresa Franco (PTB), popularmente conhecida como Nega Diaba, havia sido eleita como titular na Câmara. De 1997 há 2000, ela e Saraí Soares foram as primeiras mulheres negras a assumirem a vereança em Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s