economia/Mundo

Falta de mão de obra provocada pelo BREXIT, é uma das razões para desabastecimento no Reino Unido

Isolar um país do mundo faz mal para nações fortes como o Reino Unido. O desabastecimento que esta havendo no país é por falta de trabalhadores estrangeiros que topem fazer o serviço que os ingleses não querem por que o BREXIT separou a Inglaterra do Mercado Europeu e do Mundo. Já por aqui o nosso isolamento pela vergonha e pela desmoralização da Nação perante o mundo, esta gerando o efeito contrario. A Economia derrete e com elas os empregos que pagavam salários razoáveis que permitiam aos brasileiros comprar e manter a economia funcionando.

Segue matéria do NEXO JORNAL sobre o desabastecimento e a falta de trabalhadores em alguns setores da economia inglesa.

Medida vem na esteira de semanas de desabastecimento gerado pela escassez de caminhoneiros. Defendido pelo governo de Boris Johnson para fechar fronteiras, Brexit é apontado como uma das causas do deficit de trabalhadores

Premiê britânico leva a mão ao queixo, em gesto reflexivo, enquanto faz pronunciamento em cadeia de rádio e TV a respeito das medidas de contenção da pandemia no Reino Unido
 PRIMEIRO-MINISTRO DO REINO UNIDO, BORIS JOHNSON, EM PRONUNCIAMENTO SOBRE MEDIDAS SANITÁRIAS RELATIVAS À PANDEMIA DA COVID-19

O governo britânico vai conceder 10.500 vistos de trabalho temporários para mitigar a escassez de mão de obra que afeta setores importantes da economia. A permissão é destinada especificamente a trabalhadores do transporte e do setor avícola. Eles poderão permanecer no Reino Unido por três meses, entre outubro e dezembro de 2021.

A concessão dos vistos, anunciada pelo governo no sábado (25), foi recebida com surpresa, já que o primeiro-ministro Boris Johson se elegeu com um discurso avesso à imigração e a favor do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, justamente para fechar a fronteira a imigrantes e refugiados.

A gravidade da situação, no entanto, ajuda a explicar a medida. A falta de caminhoneiros tem provocado desabastecimento em supermercados, redes de fast food e postos de gasolina. No domingo (26) havia relatos de filas longas para abastecer carros em diversos pontos de Londres, já que os britânicos temem um agravamento da situação.

O secretário de Transportes, Grant Shapps, disse à BBC que os vistos temporários fazem parte de um grande pacote pensado pelo governo para lidar com o desabastecimento. A intenção é atrair motoristas de outros países da União Europeia, que podem ter deixado o Reino Unido depois da aprovação do Brexit. Em paralelo, outras medidas serão adotadas, como a liberação de milhares de libras pelo Ministério da Educação para formação de 4 mil caminhoneiros.

Além do êxodo provocado pela saída da União Europeia, a associação Logistics UK também atribui a falta de profissionais do transporte a outros fatores, como má remuneração, mudanças fiscais, o envelhecimento populacional e os impactos da pandemia.

A estimativa do governo é que o Reino Unido sofre atualmente com a falta de 100 mil caminhoneiros. Diante de um deficit tão grande, a concessão dos 10 mil vistos não foi recebida com tanto entusiasmo por alguns órgãos e associações do setor. A Câmara de Comércio Britânica disse que a medida era como “jogar um dedal de água na fogueira”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s