Educação/SAÚDE

Primeiro Médico Quilombola formado na UFPEL faz atendimentos na Cidade de Canguçu (Por Zé Nunes)

Nas suas andanças na região o Deputado Zé Nunes mostra mais do que só campanha eleitoral em suas Redes Sociais. Mostra o Resultado pratico das Políticas do Presidente Lula. O médico quilombola Daniel Miranda é fruto da Política de Cotas nas Universidades. Se formou na Universidade Federal de Pelotas. Bom para o povo, bom para o Brasil. O Deputado descreveu assim o encontro dele com o Médico nas redes sociais:

Durante dois dias desta semana, o primeiro médico quilombola a se formar na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Daniel Miranda, realizou atendimentos no Pronto Socorro de Canguçu. O médico quilombola Daniel Miranda é oriundo da comunidade Quilombola do Serrote, localizada no interior de Pernambuco.

Sua comunidade de origem conta com aproximadamente 1.200 habitantes. O jovem é neto de agricultores e filho de professores, os quais sempre acreditaram no estudo como ferramenta de transformação.

Daniel ingressou na UFPel em 2015, pelo Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas, sendo o primeiro Processo Seletivo Específico da universidade, que foi construído com a participação das lideranças das comunidades Quilombolas de Canguçu. Daniel conta que sente muito orgulho atuando na profissão e ressalta a importância das políticas afirmativas, que têm feito a diferença na vida do povo negro e quilombola.

Na Assembleia, presidimos a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais, um espaço de resistência a todos os retrocessos que vêm ocorrendo neste período histórico e dramático do país. Os direitos dos povos e comunidades tradicionais estão constantemente ameaçados pelo avanço de grandes projetos. Especialmente para as populações que resistem há mais de 500 anos, como indígenas e negros, passaremos, juntos, por mais esta etapa, e agora com um canal de diálogo, de forma organizada e continuada, próprio para isso. Notícias com estas nos orgulham e motivam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s