Meio Ambiente/Rio Grande do Sul

Boa notícia para os Gaúchos: Justiça Federal Suspende Licenciamento da Mina Guaiba

Do Rualdo Menegat *

VEJA QUE BAITA NOTÍCIA:
A Justiça Federal declarou nulo o EIA-Rima do projeto da Mina Guaíba. Uma vitória da Ação Civil Pública impetrada a partir de vários pareceres resultantes de intensa discussão de uma equipe técnica transdisciplinar. Ainda há prazo para recurso, mas essa foi uma decisão alentadora.
O grupo técnico transdisciplinar demonstrou as falácias técnicas do EIA-Rima de que a mineração de carvão pode ser ‘limpa’ e socialmente justa. Pela primeira vez na história da explotação de carvão no RS, formou-se uma comunidade técnica transdisciplinar crítica à essa atividade de modo completo! O resultado é esse: tornar a mineração e uso do carvão obsoletos.
Estamos certos: o EIA-RIMA da Mina Guaíba é um documento incongruente e tecnicamente inepto. Parabéns aos técnicos que fizeram valer seus juramentos éticos e não deixaram passar as aberrações ali contidas e feitas, pasmem, em nome da técnica.

  • Rualdo Menegat é Geólogo, doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s